É falso que o ex-ministro e ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (MDB) tenha assumido a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, como apontam publicações com mais de 3.100 interações nas redes sociais e que voltaram a circular em abril de 2024. Na verdade, a pasta é comandada por José Antônio Maia Gonçalves. Os usuários compartilham o título de uma reportagem de 2022, que engana ao atribuir a secretaria a Lima, mas depois informa a nomeação de Gonçalves, publicada no Diário Oficial do Estado.

“O PT é um acinte aos brasileiros decentes. Ladrão preso com 53 milhões de reais em dinheiro vivo é libertado pela ‘justiça’ e nomeado para a Secretária Penitenciária pelo governador do Estado da Bahia, do PT! Isto é incrível!!!”, afirmam publicações noFacebooke noKwai.

A mesma alegação circulou nas redes sociais em2022. 

O conteúdo também foienviadoao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

A publicação viral compartilha uma captura de tela do que parece ser um texto recebido por meio de um aplicativo de mensagem. Nela, é possível identificar que a reportagem foi compartilhada com um link sobre a suposta nomeação de Lima para a pasta. 

O ex-deputado federal foieleitopara cinco mandatos e ocupou o cargo de ministro da Integração Nacional na segunda gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2007 e 2010. Em 2016, ele foi ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer (MDB), posição da qual renunciouem meio a denúncias de ter pressionado o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para defesa de seus interesses particulares. 

O conteúdo viral faz referência aocasodas malas de dinheiro encontradas com mais de R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador ligado ao ex-ministro. Em 2017, Lima foipresopelo episódio e, posteriormente,condenadopor lavagem de dinheiro e associação criminosa com pena de 14 anos e 10 meses de prisão.  

O ex-deputadocumpriu penaem Salvador. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF)derruboua condenação por associação criminosa e,em 2022, concedeu liberdade condicional a Lima.   

Contudo, ele não é o atual secretário da administração penitenciária da Bahia. 

Na captura de tela vista nas publicações virais é possível identificar que o link contém o nome“Jornal da Mídia”. Uma consulta no site com o título que se vê na imagem viral permitiu chegar a umtextopublicado em 2 de abril de 2022. 

Apesar de o título informar que Lima“assume”a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, a matéria fala da nomeação de outra pessoa para chefiar a pasta: José Antônio Maia Gonçalves. Além disso, aponta que o“governo”deu o cargo“ao MDB”, partido de Lima.  

Uma consulta no site da pastaconfirmouque o atual secretário é Gonçalves. O nome de Lima não aparece entre os membros da equipe da secretaria e tampouco na nomeaçãopublicadano Diário Oficial do Estado, em 2 de abril de 2022.

A nomeação de Gonçalves também foireportadapela imprensa regional e ocorreu meses depois daexoneraçãodo antigo secretário, Nestor Duarte, após rebelião em um presídio.  

Outra alegação envolvendo o ex-ministro já foiverificadaanteriormente pelo AFP Checamos. 

Esse conteúdo também foi checado porAgência Lupa,Estadão VerificaeFato ou Fake.  

Referências

Notícia do Jornal da Mídia

Equipe da Secretaria Penitenciária da Bahia

Nomeação de José Antônio Maia Gonçalves no Diário Oficial do Estado da Bahia

Notícia sobre a nomeação de Gonçalves