Pelo menos 15 pessoas foram encontradas mortas após um deslizamento de terra no centro da Indonésia, informaram as autoridades locais neste domingo (14). 

Os falecidos e dois sobreviventes foram retirados da área afetada pelo deslizamento de terra, ocorrido na tarde de sábado em Tana Toraja, província de Sulawesi do Sul, disse o chefe da agência local de desastres, Sulaiman Maila. 

"Duas [pessoas] sobreviveram, enquanto outras 15 infelizmente morreram", disse à AFP neste domingo, acrescentando que "de acordo com informações dos moradores, duas pessoas ainda estão desaparecidas, possivelmente soterradas sob os restos do deslizamento".

Tana Toraja e áreas vizinhas têm sofrido fortes chuvas recentemente, especialmente na semana passada, acrescentou Maila. 

As chuvas erodiram o solo de áreas residenciais localizadas nas encostas das montanhas, causando deslizamentos de terra que soterraram casas, explicou. 

Duas cidades foram afetadas e quatro casas foram soterradas, informou a Agência Nacional de Gestão de Desastres em um comunicado. 

A Indonésia é propensa a deslizamentos de terra durante a estação chuvosa, um problema agravado em algumas partes do arquipélago pelo desmatamento.

No mês passado, pelo menos 30 pessoas morreram e muitas ainda estão desaparecidas após inundações repentinas e deslizamentos de terra na ilha de Sumatra. 

Em dezembro, um deslizamento de terra e uma inundação varreram dezenas de casas e destruíram um hotel perto do Lago Toba, em Sumatra, matando pelo menos duas pessoas.

agn/jfx/hgs/jvb/aa