O premiê israelense Benjamin Netanyahu tinha garantido antes do ataque que o país estava ‘preparado’ para enfrentar um ‘ataque direto do Irã’  -  (crédito:  GPO (Government press office) / IDF (Israeli Defense forces) / Israeli Ministry of Defence / AFP)

O premiê israelense Benjamin Netanyahu tinha garantido antes do ataque que o país estava ‘preparado’ para enfrentar um ‘ataque direto do Irã’

crédito: GPO (Government press office) / IDF (Israeli Defense forces) / Israeli Ministry of Defence / AFP

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a interceptação de drones lançados neste sábado (13) pelo Irã em direção a Israel.

 

Os drones chegaram a Jerusalém no início da madrugada, cerca de 20h em Brasília. O sistema de defesa aérea israelense entrou em ação, e relatos locais falam sobre interceptações dos armamentos.

 

Sirenes soaram em várias cidades do país além de Jerusalém. As Forças de Defesa de Israel afirmam que alertas foram ligados no sul do país, em Shomron, na Cisjordânia ocupada, no área do mar Morto, no norte do país e na região do Neguev.

 

Jornalistas da Reuters em Israel disseram ter ouvido estrondos do que a imprensa local identificou como interceptações dos drones. O serviço de ambulâncias israelense afirmou que um menino de 10 anos ficou ferido, mas não deu mais detalhes sobre como o incidente ocorreu.

 

Veja o vídeo: 

 

 

 

 

Ao mesmo tempo, o perfil no X da missão do Irã nas Nações Unidas afirmou que o ataque foi conduzido em legítima defesa após a destruição da embaixada de Teerã em Damasco, na Síria, atribuída a Tel Aviv.

 

"O assunto pode ser considerado concluído. No entanto, se o regime israelense cometer outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre Irã e o regime de Israel, do qual os Estados Unidos devem ficar de fora", escreveu o perfil da representação.

 

Funcionários de segurança e defesa dos Estados Unidos afirmam, sob anonimato a veículos como o New York Times e o Washington Post, que forças americanas no Oriente Médio também participam da derrubada de drones lançados a Israel.

 

Leia mais: Qual a origem da rivalidade entre Israel e Irã e como ela está sendo intensificada pela guerra em Gaza

 

"De acordo com nosso compromisso firme com a segurança de Israel, forças de Israel na região. Nossas forças continuam a providenciar apoio de defesa e a proteger forças dos EUA", afirmou um funcionário do Departamento de Defesa ao New York Times.

Com informações da Folhapress