O ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales prestará depoimento no dia 29 de abril à juíza que investiga supostos contratos irregulares durante seu mandato, informou nesta terça-feira (9) o Superior Tribunal de Justiça de Madri (TSJM).

"Na segunda-feira, 29 de abril, às 10h00 (05H00 em Brasília), o tribunal convocou Luis Rubiales para testemunhar como investigado", afirmou o TSJM em comunicado. 

Segundo a imprensa espanhola, os contratos sob suspeita seriam, entre outros, relacionados à transferência da Supercopa de Espanha para a Arábia Saudita ou as obras de renovação do estádio La Cartuja, em Sevilha. 

"Nunca fraudei um contrato", disse Rubiales na última quarta-feira (3), em entrevista à televisão La Sexta, gravada na República Dominicana, pouco antes de seu retorno à Espanha.

O ex-dirigente de RFEF insistiu que a transferência da Supercopa da Espanha para a Arábia Saudita foi feita porque era "a melhor oferta" e negou ter cobrado comissões por isso. Ele também negou que o ex-jogador Gerard Piqué, cuja empresa Kosmos mediou a operação, tenha cobrado alguma quantia.

A juíza que investiga os supostos casos de corrupção e de contratos irregulares também convocou Pedro Rocha, substituto de Rubiales na RFEF, para testemunhar no dia 12 de abril.

Rocha, que foi convocado como testemunha às 10h30 (8h30 locais), renunciou na última quarta-feira ao cargo de chefe da Comissão de Gestão que liderava a RFEF desde a saída de seu antecessor, tendo em vista sua candidatura às eleições presidenciais da federação em 6 de maio.

gr/mg/rs/mcd/yr