O ex-presidente equatoriano Rafael Correa pediu nesta terça-feira (9) uma "resposta forte" da comunidade internacional à invasão da embaixada mexicana em Quito para prender seu ex-vice-presidente, Jorge Glas. 

"Se não houver uma resposta forte da comunidade internacional, isso não vai parar", disse o ex-presidente em coletiva de imprensa no Parlamento Europeu ao lado do eurodeputado espanhol Manu Pineda. 

Entre essas respostas, mencionou a possível retirada de embaixadores de países da UE e "declarações [oficiais] muito mais fortes", além do apoio a ações judiciais como a que o México tomou perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ). 

"Peço ao mundo que faça a pressão política e judicial que for necessária", disse ele.

"Espero que isso não se torne ideológico, porque vai além da esquerda ou da direita. Isso vai contra princípios civilizatórios, como a inviolabilidade das sedes diplomáticas", acrescentou. 

Depois de ter sido retirado à força da embaixada mexicana, onde se beneficiava do status de asilo, Jorge Glas foi levado para uma prisão e hospitalizado com urgência na segunda-feira, agravando assim a crise. 

Glas foi vice-presidente do Equador entre 2013 e 2018, a maior parte desse período sob o governo de Correa, e foi condenado por casos de corrupção, os quais nega enfaticamente.

ahg/zm/aa/fp