O fundador da ONG de ajuda alimentar World Central Kitchen, o chef espanhol José Andrés, pediu neste domingo (7) uma investigação independente sobre o ataque israelense que matou sete de seus funcionários em Gaza e advertiu que o conflito havia se tornado uma "guerra contra a própria humanidade".

"Essa investigação e muitas outras devem ser feitas corretamente, devem ser feitas de forma independente", disse Andrés em uma entrevista emocionada ao programa "This Week" da ABC.

Falando de sua experiência trabalhando na Ucrânia devastada pela guerra, onde "cidades inteiras" foram destruídas, o chefe da instituição de caridade com sede nos EUA também comparou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu ao presidente russo Vladimir Putin.

"Isso não parece ser uma guerra contra o terror. Não parece mais uma guerra para defender Israel. Neste momento, parece realmente uma guerra contra a própria humanidade", enfatizou.

"Eu vi pessoalmente o que aconteceu na Ucrânia, cidades e vilas inteiras foram dizimadas pela Rússia e por Putin", disse ele, acrescentando que Netanyahu "está fazendo exatamente a mesma coisa".

Andrés é um chef famoso nos EUA, e a Casa Branca viu a morte de sua equipe como um "catalisador" para endurecer os apelos do presidente dos EUA, Joe Biden, para que Israel reduza o número de civis e trabalhadores humanitários mortos e melhore a terrível situação humanitária em Gaza.

Andres classificou as novas rotas de ajuda como um "primeiro passo" e disse que apoiava o direito de Israel de se defender, mas questionou por que os EUA estavam fornecendo armas a um país que está "matando cidadãos americanos que são trabalhadores humanitários".

Os porta-vozes militares israelenses insistiram que a morte dos trabalhadores da World Central Kitchen em Gaza, na segunda-feira, foi um "erro trágico".

Três britânicos, um cidadão americano-canadense, um polonês, um australiano e um palestino foram mortos quando o comboio da WCK foi repetidamente atacado pelas forças israelenses.

nro/st/llu/mel/dd/yr