A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) abriu uma investigação após um incidente ocorrido na quinta-feira (4) em um Boeing 737 da companhia Southwest, que relatou um "problema no motor" logo antes da decolagem.

O voo 1928 da Southwest Airlines "abortou com segurança sua decolagem" depois que a tripulação relatou um "possível problema no motor", informou a companhia aérea por e-mail à AFP nesta sexta-feira (5).

A agência reguladora indicou que "irá investigar" o incidente que ocorreu por volta das 17h45 locais (19h45 de Brasília) de quinta-feira.

O avião, que deveria voar para o Aeroporto Internacional Harry Reid de Las Vegas (Nevada), "retornou ao portão de embarque por seus próprios meios", explicou a companhia aérea, acrescentando que levou os 154 passageiros ao seu destino na quinta-feira à noite a bordo de outra aeronave.

De acordo com os registros das comunicações entre a torre de controle e a cabine, disponíveis em um site especializado consultado pela AFP, o piloto mencionou um "superaquecimento dos freios" e "fogo ao nível do motor esquerdo".

O incidente se soma aos problemas enfrentados pela Boeing, que recentemente anunciou mudanças em sua diretoria após o quase catastrófico incidente em um painel da fuselagem de um Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines em pleno voo.

Também marca a segunda vez em menos de duas semanas que um voo da Southwest relata dificuldades.

Em 23 de março, outro avião da Southwest que deveria pousar no aeroporto de LaGuardia, em Nova York, foi desviado para o de Baltimore-Washington, o que também está sendo investigado pela FAA.

elm/tu/rle/cjc/am