Duas empresas da Alemanha estão participando da reconstrução da cidade ucraniana de Mariupol, que está ocupada pela Rússia há dois anos, revelou uma investigação da imprensa alemã nesta quinta-feira (4).

O grupo Knauf, que fabrica placas de gesso, e a WKB Systems, que produz concreto, forneceram materiais para a reconstrução da cidade, que ficou quase totalmente destruída, segundo uma reportagem da revista Monitor, cujas informações foram divulgadas pelo canal público de televisão ARD.

A Monitor afirma que analisou um grande número de imagens de obras onde aparece o logo da Knauf e relatórios que mostram que há uma presença da empresa nessa cidade.

Mariupol, uma cidade portuária do leste da Ucrânia, foi alvo das forças russas no início da invasão lançada por Moscou contra a ex-república soviética em fevereiro de 2022.

Essa posição-chave no conflito caiu nas mãos da Rússia após quase dois meses de duros combates que deixaram milhares de mortos e a cidade reduzida a escombros.

A revista cita um “distribuidor” oficial da Knauf que promove um projeto imobiliário em Mariupol, construído com insumos dessa empresa, por encomenda do Ministério de Defesa da Rússia.

Em outros locais de construção da cidade, foram identificados materiais da WKB Systems, cujo principal acionista é o empresário russo Viktor Budarin. 

A Knauf disse em um comunicado enviado à AFP que o grupo “cumpre com todas as sanções contra a Rússia impostas pela UE, o Reino Unido e os Estados Unidos”.

Essa companhia da Baviera tem 14 fábricas na Rússia, onde emprega 4.000 pessoas, e afirmou que sua decisão de sair do país, como fizeram muitas empresas ocidentais, se deu por “responsabilidade” com seus funcionários.

Depois de tomar Mariupol, a Rússia divulgou seus planos de reconstrução para a cidade, que antes da invasão tinha 400.000 habitantes.

bur-smk/bc/rox/an/sag/ic/mvv