Salwan Momika, um refugiado iraquiano na Suécia que provocou uma onda de indignação no ano passado por profanar o Alcorão, foi preso na Noruega e será deportado para a Suécia "o mais breve possível", segundo uma decisão judicial publicada nesta quinta-feira(4). 

Momika, um cristão iraquiano que queimou o Alcorão várias vezes em 2023 na Suécia, foi preso em 28 de março pela polícia norueguesa. Ele viajou para a Noruega no final de março, depois que sua permissão de residência na Suécia foi revogada. 

A Noruega planeja expulsá-lo "o mais breve possível" para a Suécia, segundo a decisão judicial. 

"A expulsão ocorrerá assim que as providências formais e práticas forem tomadas", acrescentou o tribunal. 

As profanações do Alcorão por Momika geraram protestos e condenações em vários países muçulmanos.

Em junho de 2023, ele queimou e pisoteou o Alcorão em frente à maior mesquita de Estocolmo, no primeiro dia da Aid al Ada (Festa do Sacrifício), celebrada por muçulmanos em todo o mundo. 

No Iraque, manifestantes atacaram a embaixada sueca em Bagdá em duas ocasiões em julho. 

O governo sueco condena a profanação do Alcorão, mas destaca a importância das leis sobre a liberdade de expressão e de reunião em seu país. 

A agência sueca de migração revogou a permissão de residência de Momika em outubro, alegando informações falsas. Ele recebeu uma licença temporária porque não poderia retornar ao Iraque. 

O Iraque solicitou sua extradição um mês depois.

nzg/ef/es/mb/jc/aa