Engenheiros da Apple trabalham na fabricação de robôs pessoais, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (3), semanas depois que a fabricante do iPhone abandonou seus esforços para desenvolver um carro elétrico.

A gigante americana da tecnologia trabalha em um robô que siga as pessoas em casa e as ajude, informou a Bloomberg, que cita fontes anônimas.

O projeto está em fase inicial e não está claro se irá resultar em um produto vendido pela Apple, que não respondeu ao contato feito pela AFP.

A empresa californiana busca novas fontes de receita além dos iPhones e conteúdos e serviços digitais. Recentemente, abandonou o plano de produzir seu próprio carro elétrico, encerrando um projeto de uma década.

A Apple nunca anunciou publicamente seu plano de desenvolver um carro elétrico, apesar de vazamentos de informações terem ocorrido ao longo dos anos.

Segundo relatos, a empresa transferiu funcionários dessa divisão de automóveis para projetos de inteligência artificial (IA) generativa. O projeto do robô pessoal é supervisionado pela divisão de engenharia de hardware da Apple e sua unidade de IA e aprendizagem automática, segundo a Bloomberg.

A notícia chega no momento em que analistas aguardam a divulgação dos avanços da Apple em IA na reunião anual de desenvolvedores WWDC, em junho.

gc/arp/arm/nn/lb/ic