Ao menos dez supostos criminosos morreram em dois confrontos no estado mexicano de Chiapas (sul), um deles com a Guarda Nacional, informou o presidente, Andrés Manuel López Obrador nesta quarta-feira (3), após a denúncia de uma ONG. 

O presidente do México rejeitou a versão divulgada na tarde de terça-feira pelo Centro de Direitos Humanos Fray Bartolomé de Las Casas, que afirmou que um tiroteio entre guardas nacionais e homens armados deixou 25 mortos, incluindo civis que aguardavam um transporte fluvial. 

"Deve haver cerca de 10 (mortos). Foram cinco de forma direta entre gangues (criminosas) e mais cinco em confronto com a Guarda Nacional", disse o presidente.

López Obrador informou que também havia 13 detidos, entre eles cidadãos da Guatemala, por se tratar de uma área fronteiriça. Várias armas de grosso calibre também foram apreendidas. 

Os fatos ocorreram no fim de semana, em dias distintos, no município de La Concordia, depois que supostos pistoleiros de um grupo criminoso invadiram a fazenda de uma gangue rival, o que desencadeou um primeiro confronto que deixou cinco mortos, detalhou. 

"No dia seguinte chegaram reforços (do grupo criminoso) e houve um confronto com a Guarda Nacional" com mais cinco mortos, acrescentou o presidente.

O confronto com a Guarda Nacional militarizada ocorreu perto de uma represa. Segundo uma denúncia do centro Fray Bartolomé, entre as vítimas havia pessoas que aguardavam um transporte fluvial. 

Mas quando questionado, López Obrador garantiu que as dez vítimas estavam armadas. 

Segundo a ONG, uma das mais reconhecidas de Chiapas com 35 anos de atuação, também houve feridos, mas o presidente não deu mais detalhes sobre o assunto. 

A violência se intensificou em Chiapas devido às disputas entre os cartéis Jalisco Nova Geração (CJNG) e Sinaloa, as duas maiores organizações criminosas do México.

Segundo o centro de análise Insight Crime, a disputa ocorre pelo controle de cidades próximas à fronteira com a Guatemala, fundamentais para o tráfico de drogas, armas e migrantes que atravessam o México para chegar aos Estados Unidos.

sem/db/aa/mvv