A sonda japonesa SLIM, que pousou na Lua em janeiro, foi desativada mais uma vez, após ter resistido à sua segunda noite lunar, com temperaturas congelantes e equivalente a duas semanas terrestres, informou nesta segunda-feira a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Na quinta-feira, a JAXA anunciou que o módulo SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) havia resistido à terrível e longa noite lunar, quando as temperaturas caem até -130 °C, e enviado novas imagens.

A sonda já havia enfrentado uma primeira noite lunar em fevereiro.

Embora a duração do aparelho tenha superado as expectativas dos cientistas, que não o projetaram para estas duras condições, a SLIM começa a apresentar desgastes.

"Controlamos seu estado acionando e desligando sucessivamente vários de seus dispositivos", explicou nesta segunda-feira a JAXA na rede social X.

A câmera multiespectral do módulo, fundamental para suas análises de rochas, pode ser acionada mas com "algumas disfuncionalidades", segundo a agência.

Desde que pousou em 20 de janeiro, a SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) alterna fases ativas com períodos de repouso. 

O Japão é o quinto país a pousar com sucesso no satélite da Terra após Estados Unidos, União Soviética, China e Índia.

kh/stu/aha/es/zm/jc/fp