O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, viajará para a França na próxima semana, onde se reunirá com o presidente Emmanuel Macron para conversar sobre o apoio à Ucrânia e a guerra em Gaza, anunciou o Departamento de Estado nesta quarta-feira (27).

A viagem ocorrerá em meio a uma escalada dos ataques russos contra Kiev e em um momento em que a Ucrânia faz um apelo por sistemas de defesa aérea Patriot mais modernos a seus aliados ocidentais.

Há vários meses a oposição republicana no Congresso dos Estados Unidos bloqueia um pacote milionário de ajuda militar à Ucrânia.

"O secretário Blinken se reunirá com o presidente francês Macron em Paris para discutir sobre o apoio à Ucrânia, os esforços para prevenir a escalada do conflito em Gaza e outros temas importantes", disse à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Esta será a primeira viagem de Blinken à capital francesa em quase dois anos. Já o presidente francês realizou uma visita de Estado a Washington em dezembro de 2022.

Posteriormente, o secretário de Estado americano viajará para Bruxelas para participar de uma reunião da Otan pela ocasião do 75º aniversário da criação da Otan, acrescentou Miller.

O encontro será uma preparação para a cúpula de líderes da Aliança Atlântica em Washington, em julho.

À margem da reunião, Blinken também se reunirá com o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, e líderes da União Europeia, de acordo com seu porta-voz.

Armênia e Azerbaijão, duas antigas repúblicas soviéticas, se enfrentaram no início da década de 1990 e em 2020 pelo controle do enclave de Nagorno-Karabakh, reconquistado em setembro de 2023 por Baku. 

Nos últimos meses, entretanto, inúmeras rodadas de negociações fracassaram.

lb/erl/mel/yr/mvv