Um civil morreu nesta quarta-feira em Kiryat Shmona, norte de Israel, em bombardeios procedentes do Líbano, informou o serviço de emergência israelense Magen David Adom (MDA).

De acordo com o MDA, a vítima é um "trabalhador de 25 anos" que não residia na cidade e foi encontrado entre os escombros de uma fábrica atingida por um bombardeio.

"Imediatamente após as sirenes de alerta, nós ouvimos explosões. Vimos uma nuvem de fumaça espessa que saía de uma das fábricas e efetuamos buscas na área", explicaram dois socorristas da organização, equivalente à Cruz Vermelha.

Dez soldados e oito civis morreram no norte de Israel desde o início da guerra em Gaza contra o Hamas, desencadeada por um ataque do movimento islamista palestino em território israelense em 7 de outubro.

O Hezbollah libanês, aliado do Hamas, anunciou nesta quarta-feira que lançou vários foguetes contra o norte de Israel em resposta a um bombardeio noturno, atribuído a Israel, que matou sete "socorristas" em uma localidade na fronteira.

bur-cho/vl/jvb/zm/fp