O candidato independente às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, Robert Kennedy Junior, sobrinho do presidente assassinado John Fitzgerald Kennedy (JFK), revelou, nesta terça-feira (26), o nome de sua companheira de chapa: a advogada e filantropa Nicole Shanahan.

"Agradeço a Nicole por [...] tomar a difícil decisão de embarcar comigo nesta cruzada extraordinária para reconquistar nosso país", anunciou o sexagenário.

Robert Kennedy Junior é filho do ex-secretário de Justiça democrata e candidato presidencial Robert "Bobby" Kennedy, assassinado em 1968, cinco anos depois de seu irmão, "JFK".

Ele se apresenta como uma alternativa ao democrata Joe Biden e ao republicano Donald Trump.

É um advogado especializado em temas ambientais, conhecido por defender o que muitos consideram teorias da conspiração, em particular sobre certas vacinas e seus efeitos nocivos para a saúde.

Nesta terça, durante um comício em Oakland, Califórnia, Robert Kennedy Junior elogiou Nicole Shanahan, uma "fã do surfe", "jovem" e com uma "forte dimensão espiritual". 

Ele assegurou que "compartilha uma série de valores" com esta mulher na casa dos trinta anos, muito bem relacionada com o mundo da tecnologia e da filantropia política.

Nicole Shanahan seria vice se Robert Kennedy Junior fosse eleito para a Casa Branca.

Ela foi casada com Sergei Brin, cofundador da Google.

Robert Kennedy Junior se lançou candidato à Presidência pela primeira vez em abril de 2023, pelo Partido Democrata, mas depois decidiu se lançar como independente.

Robert Kennedy Junior poderia, assim, desviar votos valiosos para os candidatos dos dois partidos.

Muitos de seus familiares criticaram a sua decisão de se candidatar e assistiram, em março, a um ato na Casa Branca em apoio a Joe Biden.

cjc/ube/erl/ag/mvv/am