Uma associação de famílias de reféns anunciou, nesta terça-feira (26), em comunicado, a morte de um israelense sequestrado pelo Hamas em 7 de outubro.

O Exército israelense informou a família de Uriel Baruch que seu cadáver está retido no território palestino, segundo o comunicado, que não especifica a data nem as circunstâncias da morte.

"O Fórum Tikva de famílias de reféns está de luto após o anúncio do assassinato de Uriel Baruch", indica a associação.

Baruch, de 35 anos, pai de dois filhos, foi sequestrado durante o festival de música Nova, cenário do massacre de 364 pessoas em 7 de outubro por comandos islamistas procedentes de Gaza.

"Uriel era um homem alegre e amado por todos [...], lembraremos de seu sorriso e seu amor pelos outros", disse sua família, citada no comunicado.

O movimento islamista palestino sequestrou mais de 250 reféns no ataque de 7 de outubro em solo israelense. Cerca de cem foram trocados por prisioneiros palestinos durante um cessar-fogo em novembro.

Segundo as autoridades israelenses, cerca de 130 pessoas ainda estão sequestradas, das quais 34 teriam morrido.

Os comandos que invadiram o sul de Israel em 7 de outubro mataram mais de 1.160 pessoas, a maioria civis, segundo um levantamento da AFP com base em dados israelenses.

Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva que matou mais de 32 mil pessoas em Gaza, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do governo do Hamas nesse território.

mib/cho/pc/js/am/mvv