O papa Francisco manifestou solidariedade com a cidade argentina de Rosário diante de uma nova onda de ameaças criminosas e alertou para a "cumplicidade" em diferentes níveis, segundo uma mensagem gravada divulgada pelo Vaticano nesta terça-feira (26). 

"Sem a cumplicidade de um setor do poder político, policial, judicial, econômico e financeiro não seria possível chegar à situação", disse o prelado depois de novos atos de intimidação terem sido difundidos em locais públicos, como a nota com ameaças deixada na segunda-feira no bairro fechado onde residem familiares do jogador argentino Ángel Di María, do Benfica.

O papa pediu para "trabalhar não só sobre a oferta, mas também sobre a procura de drogas por meio de políticas de prevenção e assistência". 

"O silêncio do Estado nesta questão apenas naturaliza e facilita a promoção do seu consumo e comercialização", afirmou. 

Nesta terça-feira, o ministro da Segurança da província de Santa Fé (centro-leste da Argentina), Pablo Cococcioni, revelou que após a ameaça à família Di María houve outros cinco eventos intimidadores em Rosário: quatro no sistema de transporte público e um em um supermercado.

sa/llu/aa/yr