O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, tachou de "lamentáveis" os insultos racistas dos quais o atacante Vinicius Junior é alvo na Espanha, e considerou que tais atitudes partem de pessoas com "ódio e rancor".

"Sabemos que é uma minoria, pessoas que vão a campo com problemas internos e jogam para cima de um garoto todo aquele ódio e rancor que possuem", disse Dorival em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), em Madri, onde amanhã o Brasil enfrenta a Espanha em amistoso.

"Foi um momento muito difícil e complicado para um garoto que praticamente vem iniciando uma carreira e ser atacado como tem sido atacando nos últimos meses", acrescentou o treinador.

Dorival, assim como Vini fez horas antes em outra coletiva, lamentou a falta de punição a pessoas que proferem insultos racistas nos estádios.

"É algo inaceitável para todos nós [...] Está numa hora de uma atitude mais séria e direta com essas pessoas que vêm a um espetáculo para jogarem toda a sua fúria em cima de um jovem de 20 anos", afirmou o treinador.

"De uma maneira geral, afeta todos nós. Somos seres humanos que têm sentimentos", acrescentou Dorival, para quem o simbolismo da partida contra a Espanha no Santiago Bernabéu não será um impedimento para que o Brasil seja competitivo.

O treinador também elogiou o jovem Endrick, que fez o gol da vitória da Seleção sobre a Inglaterra por 1 a 0 em amistoso no último sábado.

"Ele é um jogador agressivo, aguerrido, ataca espaços como ninguém, tem uma capacidade única de definição", disse Dorival, que por outro lado advertiu: "É um garoto com quem nós temos que ter cuidado, deixar que ele caminhe de maneira natural".

O técnico brasileiro adiantou que o jogador do Palmeiras, que está negociado com o Real Madrid, não será titular contra a Espanha.

gr/pm/cb/am