A Odysseus, primeira sonda privada americana a pousar na Lua, foi desativada definitivamente, após cerca de um mês no satélite terrestre, anunciou sua fabricante, a Intuitive Machines.

O dispositivo havia sido colocado em repouso após a sua missão principal, depois de sete dias na Lua, mas os engenheiros da empresa tentariam reconectá-lo após a noite lunar, uma vez que o sol reaparecesse.

A sonda, no entanto, não voltou a se conectar, explicou a empresa neste sábado (23), na rede social X: “A Odie foi desligada para sempre."

Era pouco provável que as baterias da nave sobrevivessem ao frio intenso da noite lunar.

Em 22 de fevereiro, a Odysseus se tornou a primeira sonda privada a pousar na Lua e a primeira nave espacial americana a alcançar esse feito desde o fim do programa Apollo, em 1972. Porém, ela permaneceu inclinada sobre a superfície lunar, na região do Polo Sul, após uma descida acidentada devido a uma falha em seu sistema de navegação.

Alguns dos painéis solares da sonda continuaram funcionando e fornecendo energia para a mesma, que transmitiu fotos e dados científicos, principalmente aqueles colhidos pelos instrumentos da Nasa a bordo. 

Tanto a agência espacial americana quanto a Intuitive Machines descreveram a permanência da sonda na Lua como um sucesso.

bpe/pno/arm/llu/lb