Cinco pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (25) em um bombardeio russo contra Kiev que deixou danos em ao menos dois edifícios do centro da capital ucraniana. 

Nos últimos dias, a Ucrânia sofreu intensos bombardeios dirigidos em sua maioria contra sua infraestrutura elétrica, após os ataques lançados pelas forças de Kiev contra regiões russas de fronteira. Este é o terceiro ataque em cinco dias contra a capital ucraniana. 

Estrondos foram ouvidos nesta segunda-feira às 10h30 locais (05h30 em Brasília), reportaram jornalistas da AFP, depois que o alerta antiaéreo foi acionado para avisar a população. 

"Cinco pessoas ficaram feridas no distrito de Pechersky. Três foram atendidas no local e duas foram hospitalizadas", escreveu nas redes sociais o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. Uma das feridas hospitalizadas é uma jovem de 16 anos, afirmou. 

Sergei Popko, encarregado da administração militar de Kiev, informou que o bombardeio russo utilizou dois mísseis balísticos lançados da península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014. Popko indicou que ambos os projéteis foram derrubados, mas que os destroços causaram danos em várias regiões do centro e em dois edifícios. 

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmitro Kuleba, afirmou que o bombardeio "é uma lembrança de que a Ucrânia necessita urgentemente de mais defesas aéreas, em especial sistemas Patriot e mísseis capazes de repelir qualquer ataque russo". 

A Ucrânia está há meses pedindo mais ajuda a seus aliados, em um momento em que um pacote de fundos dos Estados Unidos está bloqueado no Congresso e a Rússia intensifica seus ataques. 

epe/led/pz/an/zm/jc/aa