O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou o teste de um motor de combustível sólido para "um novo tipo de míssil hipersônico de alcance intermediário", assegurou a imprensa estatal do país asiático nesta quarta-feira (20, noite de terça em Brasília).

O teste foi realizado na terça-feira, na base de lançamento de satélites Sohae, no noroeste do país, segundo a agência oficial de notícias KCNA.

A agência destacou o "valor estratégico" deste sistema armamentista, "apreciado com a mesma importância que os mísseis balísticos intercontinentais".

No ano passado, a Coreia do Norte já havia anunciado uma série de ensaios terrestres para um novo motor de combustível sólido voltado para mísseis balísticos de médio alcance.

Desenvolver mísseis propulsados por combustível sólido é uma das prioridades de Kim Jong Un.

Este tipo de projétil não necessita ser abastecido antes do lançamento, o que os torna mais difíceis de encontrar e destruir, e mais rápidos de lançar.

No ano passado, a Coreia do Norte, que possui um arsenal nuclear, comemorou como um grande passo em seu desenvolvimento militar seu primeiro teste bem-sucedido de um míssil intercontinental de combustível sólido.

cdl/ceb/dhw/dbh/atm/rpr