Cerca de 300 agricultores franceses e espanhóis bloquearam nesta quinta-feira (7) o pedágio fronteiriço de Biriatu, no sudoeste da França, a bordo de tratores, emitindo um "ultimato" à União Europeia para obter "energia de produção totalmente isenta de impostos". 

Depois de diminuir o trânsito em ambos os lados da fronteira, os agricultores se reuniram em torno do pedágio, onde manifestaram a sua exigência conjunta: um ultimato à UE até 1º de junho para um "imposto zero" sobre o gás, a eletricidade e o diesel para uso agrícola, entre outros .

"Eles têm dois meses para encontrar uma solução. Voltamos a trabalhar em nossas fazendas, mas retornaremos se necessário no início de junho", disse Thierry, um pecuarista. 

Os tratores, exibindo mensagens como "Mais Remuneração", permaneceram na estrada por várias horas, deixando uma faixa aberta ao trânsito, antes do retorno previsto para a tarde. 

Agricultores de vários países europeus protestam desde o início do ano contra a concorrência que consideram injusta de países fora da UE e que não precisam cumprir as mesmas regras de produção europeias. 

Da mesma forma, denunciam o aumento dos encargos econômicos, a pesada burocracia, as rigorosas regulamentações ambientais e a falta de ajuda ao setor, entre outras queixas.

cas/tjc/mb/aa/dd