O ex-diretor financeiro da organização de negócios de Donald Trump se declarou culpado de perjúrio por fornecer informações falsas relacionadas ao processo civil por fraude do ex-presidente dos Estados Unidos, informaram os promotores nesta segunda-feira (4).

Allen Weisselberg, de 76 anos, que foi diretor financeiro do grupo imobiliário e de entretenimento do ex-presidente Trump de 2005 a 2021, admitiu sua culpa relacionada a dois casos de perjúrio cometidos durante uma declaração fiscal sobre a avaliação da cobertura de Trump em Nova York.

Em troca, Weisselberg será condenado a cinco meses de prisão, significativamente menos do que a pena inicialmente considerada.

"[Allen] Weisselberg concorda em se declarar culpado de dois casos de perjúrio de primeiro grau", afirmou o acordo de culpabilidade assinado pelo associado de Trump.

Os crimes pelos quais ele foi acusado acarretavam penas de até sete anos de prisão, de acordo com o documento de declaração de culpabilidade.

Além disso, os promotores concordaram em não apresentar mais acusações contra Weisselberg relacionadas ao seu tempo na Organização Trump.

Em 16 de fevereiro, Trump recebeu uma multa de US$ 355 milhões (R$ 1,75 bilhão, na cotação atual) depois de ser considerado responsável por manipular de maneira fraudulenta o valor de suas propriedades para obter condições favoráveis em empréstimos e seguros.

gw/bfm/llu/cjc/am/mvv