"La Liga" espanhola analisa o que aconteceu no jogo entre Valencia e Real Madrid, no sábado (2), após a divulgação nas redes sociais de um vídeo que mostra uma criança proferindo insultos racistas ao atacante brasileiro Vinícius Jr. 

"Estamos em processo de estudo e análise dos fatos e do caso a nível jurídico para ver o que podemos e devemos fazer", disseram fontes da "La Liga" à AFP nesta segunda-feira (4). 

No vídeo divulgado por um jornalista da rede ESPN, e exibido por diversos veículos de comunicação espanhóis, é possível ver uma criança no colo de uma acompanhante proferindo insultos racistas a Vinicius. 

O jogador brasileiro foi o herói do seu time com dois gols em uma partida que terminou em 2 a 2 e gerou polêmica na arbitragem devido à anulação de um gol do Real Madrid no último minuto.

Vinícius foi vaiado praticamente todas as vezes que tocou na bola pelos torcedores locais, no seu retorno a Mestalla após os incidentes de maio passado, quando vários torcedores do Valencia ofenderam o brasileiro com palavras racistas. 

Três pessoas, que o clube baniu para sempre, estão sendo investigadas judicialmente por este caso, em que a partida foi interrompida por alguns minutos e Vini Jr identificou os autores dos insultos.

O Valencia, por sua vez, denunciou os insultos que seu jogador hispano-dominicano Peter Federico, emprestado pelo Real Madrid, recebeu dos torcedores merengues nas redes sociais após o jogo de sábado. 

"Alguns comentários que promovem o ódio que o nosso jogador Peter Federico está recebendo são totalmente inadmissíveis", afirmou o Valencia em comunicado. 

"O Valencia reitera o seu compromisso com a luta contra a discriminação em qualquer uma das suas formas", acrescentou a nota da equipe.

gr/mig/pm/aa/fp