O presidente Joe Biden visitará na quinta-feira (29) a fronteira entre os Estados Unidos e o México para se reunir com a patrulha fronteiriça e as autoridades locais, anunciou nesta segunda-feira (26) a Casa Branca, em um contexto de total oposição de grande parte dos republicanos a um projeto de lei migratório.
Desde que o democrata chegou à Casa Branca, em janeiro de 2021, um número recorde de migrantes e solicitantes de asilo atravessou a fronteira. Este fluxo maciço tornou-se um risco político na campanha de reeleição de Biden para as eleições presidenciais de novembro.
O seu provável rival Donald Trump também concentrou a sua campanha na imigração ilegal, despertando o medo do migrante com uma retórica muitas vezes violenta.
Biden "falará sobre a necessidade urgente de aprovar o acordo bipartidário do Senado sobre a segurança fronteiriça" e reiterará os seus apelos "aos congressistas republicanos para que parem os jogos políticos e forneçam o financiamento necessário" para proteger a fronteira, disse um responsável da Casa Branca nesta segunda-feira.
Trump também visitará a fronteira do Texas na quinta-feira, segundo a imprensa americana.
Os republicanos culpam as políticas de Biden de favorecer o direito de asilo para os migrantes, muitos deles latino-americanos.
A Casa Branca, por sua vez, acusa o partido de Trump de sabotar uma tentativa bipartidária de encontrar uma solução.
dk-sms-erl/mar/aa