Após encerrarem uma greve que durou vários meses, os atores de Hollywood se reúnem neste sábado (24) para os prestigiados prêmios Screen Actors Guild Awards (SAG), que devem voltar a consagrar "Oppenheimer" na prévia do Oscar.

A 30ª edição dos prêmios concedidos pelo sindicato de atores será a primeira transmitida pela plataforma de streaming Netflix, com 260 milhões de assinantes, o que provavelmente aumentará a audiência e o prestígio de um evento considerado um importante indicador para o Oscar, que este ano será entregue em 10 de março.

O produtor-executivo da cerimônia, Jon Brockett, espera uma noite brilhante.

"A energia, o companheirismo e o orgulho" surgidos da greve do sindicato de atores SAG-AFTRA, um levante contra os estúdios que terminou em vitória para a categoria em dezembro, "serão refletidos nos discursos e no clima da sala", disse ele à revista especializada Variety. 

A cerimônia está prevista para começar às 17h, horário de Los Angeles, 22h de Brasília.

É provável que os atores de "Oppenheimer", filme de Christopher Nolan sobre o pai da bomba atômica que até agora domina a temporada de prêmios de Hollywood, tenham uma boa colheita.

O filme, que ganhou importantes recompensas no Globo de Ouro, nos Critics Choice Awards, nos DGA Awards e nos British Bafta Awards, é favorito para levar o prêmio mais disputado, o de Melhor Elenco.

Nos últimos anos, "Parasita" (2020), "No Ritmo do Coração" (2022) e "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo" (2023) venceram nesta categoria e levaram o Oscar de melhor filme.

Muitos dos atores que votam nos prêmios SAG integram o maior bloco de eleitores do Oscar. 

Os principais concorrentes de "Oppenheimer" nesta categoria são "Barbie", "Assassinos da Lua das Flores", "American Fiction" e "A Cor púrpura". 

Para o prêmio de melhor atriz, deve ocorrer um aguardado duelo entre Emma Stone ("Pobres criaturas") e Lily Gladstone ("Assassinos da Lua das Flores") e, entre os homens, os favoritos são Cillian Murphy ("Oppenheimer") e Paul Giamatti ("Os Rejeitados"). 

Como ocorre desde o início da temporada de premiações, as estatuetas para melhor ator e atriz coadjuvantes devem ir para Da'Vine Joy Randolph ("Os Rejeitados") e Robert Downey Jr ("Oppenheimer"). 

A cantora e atriz Barbra Streisand receberá um prêmio pelo conjunto da obra.

O sindicato SAG-AFTRA tem cerca de 120.000 membros, incluindo muitas estrelas de Hollywood.

amz/bpe/ube/dg/db/mvv