Um ex-colaborador do falecido opositor russo Alexei Navalny instou, nesta quinta-feira (22), países ocidentais a sancionarem pessoas próximas ao presidente Vladimir Putin e a bloquearem seus ativos por causa da morte do ativista. 

"Se me perguntam sobre qual seria o meu sonho em relação à melhor resposta [à morte de Navalny], seria perseguir os amigos de Putin e se apoderar de seus ativos", disse Leonid Volkov no Parlamento Europeu. 

Volkov, um ex-legislador russo que presidiu a Fundação Anticorrupção, criada por Navalny, disse que existem investigações sobre "pessoas que ainda têm ativos consideráveis no Ocidente", incluindo algumas "que são próximas a Putin". 

Navalny, considerado como o mais notório opositor a Putin, morreu na última sexta-feira aos 47 anos em uma prisão no ártico russo. 

Volkov minimizou o impacto das sanções anunciadas na véspera pelo Reino Unido contra seis funcionários da colônia penal onde Navalny morreu. 

Na opinião dele, os seis funcionários provavelmente nunca viajariam para o Reino Unido nem teriam ativos no país. 

Eles "riram dessas sanções", disse. 

Depois do início da invasão da Rússia à Ucrânia, e equipe de Navalny enviou à UE uma lista de 7.000 funcionários russos que constituíam a "coluna vertebral do sistema de Putin" e que, segundo Volkov, deveriam ser sancionados. 

No entanto, Volkov lamentou, "não aconteceu nada". 

del/ahg/zm/dd