A China e Taiwan se acusaram mutuamente por um incidente em que dois cidadãos chineses se afogaram enquanto eram perseguidos pela Guarda Costeira taiwanesa, que afirmou ser uma ação contra a pesca ilegal.

O barco chinês virou perto das Ilhas Kinmen e dois de seus quatro tripulantes se afogaram, de acordo com relatos de ambos os lados. 

O porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, Zhu Fenglian, disse que os mortos eram pescadores e expressou "forte condenação" do incidente, que "minou a boa vontade mútua entre compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan". 

"Pedimos ao lado taiwanês que esclareça imediatamente o incidente", acrescentou. 

A agência CNA de Taiwan disse que uma lancha chinesa "entrou ilegalmente em águas taiwanesas". 

Taiwan pediu à China, nesta quinta-feira, para dissuadir os seus cidadãos de praticarem a pesca ilegal nas águas da ilha e defendeu as ações da sua Guarda Costeira. 

O Conselho de Assuntos do Continente, órgão taiwanês responsável pelas questões relacionadas com a China, declarou que o procedimento utilizado pela Guarda Costeira "não foi inadequado" e lamentou que "a tripulação chinesa se recuse a cooperar".

A Guarda Costeira "pediu imediatamente para revistar a embarcação, mas [sua tripulação] resistiu e virou ao tentar fugir", acrescentou o relatório, observando que os dois sobreviventes foram hospitalizados em Kinmen e serão "investigados" judicialmente. 

O arquipélago de Kinmen, sob jurisdição taiwanesa, tem ilhas localizadas a menos de 2 km da China continental. 

A China e Taiwan estão separadas de fato desde o fim da guerra civil em 1949, quando as tropas comunistas derrotaram as tropas nacionalistas, que deixaram o continente.

Mas Pequim considera Taiwan, com 23 milhões de habitantes, como parte de seu território e proclama sua intenção de retomá-lo mais cedo ou mais tarde, pela força, se necessário. 

O líder do Partido Democrático Progressista (DPP), Lai Ching-te, considerado por Pequim como "separatista", venceu as eleições presidenciais de Taiwan em janeiro.

sbr/ber/js/mb/mas/zm/dd/ic/aa