Oito traficantes de drogas, mantidos como reféns por um de seus cúmplices em uma embarcação, foram resgatados em alto-mar perto das Ilhas Canárias espanholas, no Oceano Atlântico, anunciou nesta quarta-feira (14) a polícia espanhola. 

"Os membros de uma organização criminosa foram sequestrados por outro membro da tripulação, de origem sérvia, quando realizavam um transporte marítimo de mais de 2,3 toneladas de drogas entre a América do Sul e Espanha", explicou a Polícia Nacional em comunicado. 

Esta incomum tomada de reféns ocorreu em novembro "muito perto das Ilhas Canárias", um arquipélago espanhol localizado na costa noroeste da África, disse uma porta-voz da polícia à AFP. 

"Para obter o controle do barco, o sequestrador atirou em um dos homens e depois jogou seu corpo no mar", disse o comunicado.

Os investigadores descobriram que a embarcação iria transferir sua carga de drogas para um barco menor em um ponto de encontro perto das Ilhas Canárias. 

Poucas horas antes de sua intervenção, a polícia e os funcionários da alfândega foram informados de que um dos traficantes tinha tomado os demais como reféns. 

"Após várias horas de negociações em alto-mar", a polícia convenceu o sequestrado a desfazer-se da arma e a render-se, procedendo à "detenção do sequestrador e dos outros oito tripulantes". 

O comunicado de imprensa não explica os motivos do sequestro, nem porque a polícia demorou cerca de três meses até anunciar esta operação. 

Devido à sua posição geográfica em relação à América Latina, a Espanha é um dos principais pontos de entrada de cocaína na Europa.

tpe/CHZ/cab/al/du/mb/jc/aa