O Catar, país anfitrião e atual campeão, se classificou para a final da Copa da Ásia ao derrotar o Irã por 3 a 2 em um jogo eletrizante nesta quarta-feira (7), em Doha.

A seleção catari perdeu todos os três jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, a pior campanha de uma equipe jogando em casa na história da competição. Mas tudo isso é agora uma lembrança distante, já que mais de 40 mil torcedores comemoraram a classificação no Estádio Al Thumama.

O jogo mal havia começado quando Sardour Azmoun abriu o placar para o Irã (4'), mas o Catar empatou 13 minutos depois com um chute desviado de Jassem Gaber Abdulsallam (17') e virou pouco antes do intervalo com Akram Afif (43'), que marcou seu quinto gol no torneio.

Os iranianos voltaram melhor no segundo tempo e conseguiram o empate em poucos minutos em cobrança de pênalti de Alireza Jahanbakhsh (51').

O gol da vitória dos donos da casa saiu na reta final. Almoez Ali recebeu livre na área e bateu cruzado para superar o goleiro Beiranvand (82').

Campeão em 2019, o Catar tentará conquistar um segundo título consecutivo da Copa da Ásia contra a Jordânia, que na terça-feira surpreendeu ao bater a Coreia do Sul por 2 a 0 na outra semifinal.

A final do torneio será disputada no próximo sábado (10), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Lusail.

nip/hpa/iga/dam/cb/aa