A Justiça russa condenou nesta quinta-feira (25) Igor Guirkin, um fervoroso nacionalista russo que lutou contra a Ucrânia em 2014, defensor da ofensiva contra Kiev e, nos últimos tempos, crítico do Kremlin, a quatro anos de prisão. 

A Rússia lançou uma campanha de repressão contra os críticos do Kremlin, mas é a primeira vez que uma figura proeminente do movimento nacionalista é condenada. Além disso, três de seus simpatizantes foram presos em frente ao tribunal de Moscou, onde Guirkin foi condenado, por terem manifestado seu apoio ao réu. 

O juiz declarou Guirkin, de 53 anos, culpado "de apelos públicos à prática de ações extremistas" e condenou-o a uma pena de quatro anos em uma colônia penal, informou um correspondente da AFP que assistiu à audiência. 

"Eu sirvo à Pátria!", reagiu Guirkin, do banco dos réus, cercado por policiais.

Várias dezenas de seus simpatizantes compareceram ao julgamento, alguns usando símbolos patrióticos russos e anti-Ucrânia e proclamando slogans como "Libertem Strelkov!", seu apelido na guerra. 

Popular nas redes sociais, Igor Guirkin, um ex-comandante dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, defende a ofensiva russa contra a Ucrânia. Há meses, no entanto, denuncia a incompetência, segundo ele, das autoridades russas. 

Em sua conta no Telegram, criticou o presidente Vladimir Putin, enquanto outros nacionalistas insatisfeitos costumam se limitar a repreender a atuação de ministros e generais.

bur/lpt/jvb/zm/tt/yr