A Dinamarca anunciou, nesta quinta-feira (18), sua vontade de se somar à coalizão anglo-americana contra os rebeldes huthis do Iêmen, que vêm atacando o transporte marítimo internacional no Mar Vermelho em solidariedade aos palestinos em Gaza. 

Estados Unidos e Reino Unido bombardearam, recentemente, posições huthis no Iêmen para tentar conter os ataques que obrigaram muitos armadores a suspenderem a passagem de sua frota pelo Mar Vermelho. 

"Respondemos ao desejo de que a Dinamarca faça parte dessa coalizão", disse o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, aos jornalistas. 

A Dinamarca, que já anunciou o envio de uma fragata, contribuirá para a coalizão, formada também por Austrália, Bahrein, Canadá e Holanda, com um oficial de Estado-Maior que participará do planeamento das operações. 

"Não se trata de um pseudotrabalho militar. É uma situação séria, na qual a Dinamarca afirma que também assumirá a responsabilidade política para pôr fim ao que está acontecendo", insistiu o ministro. 

Berço do gigante marítimo Maersk - número dois do transporte marítimo mundial que deixou temporariamente de transitar pelo Mar Vermelho -, a Dinamarca é um país especialmente ativo em termos de segurança marítima.

cbw/lpt/hgs/an/tt/aa