Um navio graneleiro grego foi atingido por um míssil na costa do Iêmen nesta terça-feira (16), informou uma empresa de inteligência britânica, após uma série de ataques no Mar Vermelho reivindicados pelos rebeldes huthis. 

O navio de bandeira maltesa e de propriedade grega "foi atingido por um míssil enquanto navegava no sul do Mar Vermelho", disse a Ambrey, uma empresa privada especializada em riscos marítimos. 

A agência britânica de segurança marítima, UKMTO, reportou um "incidente" a noroeste do porto de Saleef, no Iêmen, sem dar detalhes. 

Ambrey observou que o graneleiro se dirigia ao Canal de Suez e que este navio e outros da mesma frota pararam em Israel depois de 7 de outubro, quando eclodiu a guerra em Gaza.

Os rebeldes huthis, que controlam grandes territórios no Iêmen, multiplicaram os ataques no Mar Vermelho nas últimas semanas contra navios que consideram vinculados a Israel. 

Os huthis afirmam que estas ações são uma demonstração de solidariedade com os palestinos de Gaza, no contexto da guerra entre Israel e o grupo islamista Hamas. 

Em resposta aos ataques a navios mercantes em uma rota fundamental para o comércio global, as forças americanas e britânicas bombardearam posições huthis no Iêmen na semana passada.

bur-saa/bfi/mab/an/aa