Erling Haaland, que conquistou cinco títulos pelo Manchester City em 2023, parece bem posicionado para ganhar o prêmio The Best da Fifa de melhor jogador do ano em Londres, nesta segunda-feira, com Lionel Messi e Kylian Mbappé também competindo na categoria masculina. 

Se há alguma dúvida entre os homens, o fator surpresa desaparece na premiação feminina, onde o prêmio parece reservado à espanhola Aitana Bonmatí, que conquistou a Copa do Mundo no ano passado com sua seleção e a Liga dos Campeões com o Barcelona. 

O prêmio 'The Best', caso seja confirmada a vitória do norueguês na categoria masculina, poderá marcar o início de uma era de domínio de Haaland, de 23 anos, e do francês Mbappé, de 25, como a que teve uma longa hegemonia até recentemente de Messi e Cristiano Ronaldo. 

O argentino, aos 36 anos, conquistou a última Bola de Ouro, para a qual contava a Copa do Mundo de 2022, no Catar, mas esse torneio já não está incluído nos méritos deste Fifa The Best, que o incluiu na sua edição anterior, vencida por Messi devido ao tricampeonato mundial da 'Albiceleste'.

- Cinco títulos para Haaland -

Em 2023, Haaland venceu a Liga dos Campeões da Europa e a Supercopa, a Premier League inglesa e a Copa da Inglaterra, e o Mundial de Clubes. 

Além disso, foi eleito o melhor jogador do ano na Inglaterra e na Europa pela Uefa, sendo o artilheiro da Premier e da Champions. 

Mbappé e Messi foram eliminados com o Paris Saint Germain nas oitavas de final da Liga dos Campeões e, embora tenham vencido a Liga Francesa com o PSG, à qual Messi somou a Leagues Cup Norte-Americanas com o Inter Miami, não parece que possam ofuscar o norueguês. 

Messi ganhou sua oitava Bola de Ouro no ano passado, quando algumas vozes já clamavam para que o prêmio ficasse com Haaland. 

Pep Guardiola, que este ano concorre ao The Best da Fifa como melhor técnico, e que treinou Messi no Barcelona e Haaland no City, foi taxativo quando a última Bola de Ouro ia ser entregue. 

"A Bola de Ouro deveria ter duas seções, uma para Messi e outra para os demais. Haaland deveria vencer, sim, depois de marcar tantos gols", disse o catalão. 

"Mas, claro, Messi, se você me perguntar qual foi sua pior temporada, ele seria melhor do que qualquer outro. Ambos merecem o prêmio", disse o técnico na época.

As dúvidas este ano são menores na premiação feminina tendo a espanhola Aitana Bonmatí, de 25 anos, vencedora da última Bola de Ouro, como favorita absoluta. 

As outras duas finalistas são sua compatriota Jenni Hermoso, que também venceu a Copa do Mundo, e a colombiana Linda Caicedo. 

A jovem jogadora do Real Madrid, de 18 anos, foi a estrela de seu time no bom desempenho na Copa do Mundo, onde a seleção sul-americana foi eliminada nas quartas de final pela Inglaterra.

- Ederson e Guilherme Madruga finalistas -

Além de Messi e Linda Caicedo, outros três jogadores sul-americanos podem ser premiados na cerimônia The Best, tendo sido incluídos entre os três finalistas em outras categorias.

Entre eles, dois brasileiros. Ederson, do Manchester City, concorre a melhor goleiro e Guilherme Madruga, do Botafogo-SP ao prêmio Puskas de melhor gol do ano, assim como o paraguaio Julio Enciso, do inglês Brighton.

O The Best é uma premiação instituída pela Fifa desde 2016 e nas sete edições anteriores, na categoria de melhor jogador da categoria masculina, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski venceram, em duas ocasiões cada, além de Luka Modric. 

No feminino, a espanhola Alexia Putellas, vencedora das duas últimas edições, é a que mais prêmios conquistou, com uma latino-americana entre as vencedoras, a brasileira Marta em 2018.

--- Finalistas do troféu The Best para o melhor jogador de 2023: 

- Lionel Messi (Paris Saint Gernmain, Inter Miami e seleção argentina) 

-Erling Haaland (Manchester City e seleção da Noruega)

- Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain e seleção francesa) 

--- Finalistas do troféu The Best para a melhor jogadora de 2023: 

- Aitana Bonmatí (Barcelona e seleção espanhola) 

- Jennifer Hermoso (Pachuca e seleção espanhola) 

- Linda Caicedo (Deportivo Cali, Real Madrid e seleção colombiana) 

--- Finalistas do troféu The Best de melhor treinador da categoria masculina: 

- O espanhol Josep Guardiola (Manchester City) 

- O italiano Simone Inzaghi (Inter de Milão) 

- O italiano Luciano Spalletti (Napoli e atual técnico da seleção italiana) 

--- Finalistas do troféu The Best de melhor técnico da categoria feminina: 

- O espanhol Jonatan Giráldez (Barcelona) 

- A inglesa Emma Hayes (Chelsea) 

- A holandesa Sarina Wiegman (seleção da Inglaterra) 

--- Finalistas do troféu The Best de melhor goleiro:

- Yassine Bounou (Sevilla, Al Hilal e seleção marroquina)

- Thibaut Courtois (Real Madrid e seleção belga) 

- Ederson (Manchester City e seleção brasileira) 

--- Finalistas do troféu The Best de melhor goleira: 

- Mackenzie Arnold (West Ham e seleção australiana)

- Catalina Coll (Barcelona e seleção espanhola) 

- Mary Earps (Manchester United e seleção inglesa)

--- Finalistas do prêmio Puskas de melhor gol: 

- O paraguaio Julio Enciso (Brighton) 

- O brasileiro Guilherme Madruga (Botafogo-SP) 

- O português Nuno Santos (Sporting Lisboa)

psr/iga/aam