O técnico Dorival Júnior assumiu o comando da Seleção nesta quinta-feira (12) com o objetivo de "reencontrar" o caminho das vitórias, em meio a uma crise esportiva e institucional na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Nós aprendemos com o futebol brasileiro o caminho de vitória e nós precisamos reencontrar esse momento", disse Dorival durante sua apresentação na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

"É um momento difícil pelo que estamos passando? Sim, mas nada que seja impossível de revertemos rapidamente", acrescentou o treinador, que assinou contrato até o final da Copa do Mundo de 2026.

Dorival foi anunciado oficialmente na última quarta-feira para substituir Fernando Diniz, que assumiu o cargo em julho e foi demitido na semana passada, depois dos maus resultados do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Durante a passagem de Diniz, que acumulou a função com o comando do Fluminense, a Seleção terminou o ano na sexta posição das Eliminatórias, a última que dá vaga direta ao Mundial.

Além disso, a equipe não vence há quatro jogos e vem de três derrotas consecutivas.

Fora de campo, a CBF viveu uma crise de poder após seu presidente, Ednaldo Rodrigues, ter sido destituído em dezembro devido a um imbróglio judicial.

O dirigente reassumiu o cargo na semana passada e seu primeiro ato foi a demissão de Diniz.

"Hoje eu estou aqui representando a seleção mais vencedora e campeã do planeta, a que inspirou muitos e muitos no mundo todo, e que tem, por obrigação, a fazer o mesmo", afirmou Dorival.

"O futebol brasileiro é muito forte, ele se reinventa. O futebol brasileiro não pode viver um momento como esse que estamos passando. Talvez nos sirva de lição para que rapidamente nós absorvamos e encontremos um novo caminho", acrescentou.

Dorival evitou apontar culpados pela má fase da Seleção, que não ganha um título mundial desde 2002, e pediu aos brasileiros que abracem a equipe.

"Não podemos ter o futebol brasileiro dividido", afirmou o treinador, que se disse "sinceramente emocionado" por assumir o cargo.

A estreia de Dorival Júnior com a Seleção deve acontecer em março, nos amistosos contra Inglaterra e Espanha na Europa.

Os primeiros jogos oficiais do novo técnico serão na Copa América, que acontece entre junho e julho nos Estados Unidos.

raa/app/cb/mvv