A Espanha já aceita passaportes do Kosovo, afirmou nesta segunda-feira (8) o chefe da sua diplomacia, embora ainda não reconheça a independência do pequeno país balcânico, declarando que esta postura "nunca será um obstáculo ao diálogo" entre Pristina e a União Europeia. 

Em 1º de janeiro, entrou em vigor um sistema que permite aos kosovares viajar através do espaço europeu de livre circulação Schengen, que inclui Espanha, sem visto por um período máximo de 90 dias, durante seis meses, o que significa que as autoridades espanholas começarão a reconhecer os passaportes kosovares. 

Até esse momento, Espanha era o único dos cinco países da União Europeia (UE) que se recusam a reconhecer a independência da ex-província sérvia que não aceitava estes documentos. 

"A Espanha aplica esta medida como membro do espaço Schengen", disse o ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, à imprensa.

Mas "a posição de Espanha não mudou. A Espanha ainda não reconhece o Kosovo, a soberania ou a independência do Kosovo, porque não reconhecemos declarações unilaterais de independência", observou o ministro. 

mg/tpe/du/al/jvb/aa/yr