O tribunal de apelação de Paris anulou, nesta quinta-feira (28), a liberação de 25 passageiros indianos que estavam no avião com destino à Nicarágua barrado na semana passada na França, onde fez escala, segundo uma decisão à qual a AFP teve acesso. 

Os cidadãos indianos foram liberados na terça-feira, apesar de estarem em situação irregular na França, o que motiva perguntas sobre sua localização. 

Em sua decisão, a juíza ordena a prorrogação por oito dias da detenção dos 25 passageiros na região de espera do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, ao norte de Paris. 

Os indianos foram levados a esse aeródromo para que pudessem apresentar seu pedido de asilo. Entre eles, cinco menores foram entregues aos serviços de ajuda à infância. 

Todos faziam parte dos 303 passageiros do voo Airbus A340 da companhia romena Legende Airlines, que ia de Dubai (Emirados Árabes Unidos, EAU) para Manágua, a capital nicaraguense. 

A aeronave foi barrada em 21 de dezembro por quatro dias no aeroporto de Vatry (150km ao leste de Paris), onde havia feito escala para reabastecer, após uma denúncia anônima sobre um possível caso de tráfico de pessoas. 

Uma fonte próxima à investigação indicou que no voo provavelmente havia trabalhadores indianos nos EAU que tentavam chegar à América Central para tentar seguir para os Estados Unidos ou Canadá. 

Durante a investigação, os passageiros permaneceram em regiões do aeroporto habilitadas pelos serviços de proteção civil, com camas individuais, banheiros e chuveiros. 

No momento, a Justiça não manteve a acusação de "tráfico de seres humanos em quadrilha organizada", já que, ao que parece, os indianos embarcaram no avião de forma voluntária. 

As duas pessoas presas suspeitas de estarem envolvidas no tráfico foram postas em liberdade. 

O avião pôde decolar de novo na segunda-feira com destino a Mumbai (Índia), com 276 passageiros indianos a bordo. 

meh-jpa/mat/swi/cm/sag/eg/dd/mvv