Trabalhador chinês que ficou ferido na explosão é levado ao Hospital Geral Regional de Morowali, em Sulawesi Central -  (crédito: AFP)

Trabalhador chinês que ficou ferido na explosão é levado ao Hospital Geral Regional de Morowali, em Sulawesi Central

crédito: AFP

Ao menos 13 pessoas morreram e 38 ficaram feridas em uma explosão neste domingo (24/12) em uma fábrica de processamento de níquel na região leste da Indonésia, na ilha de Sulawesi, informou o parque industrial em que fica a unidade. 

A ilha de Sulawesi é um centro importante de produção de níquel, minério utilizado nas baterias de veículos elétricos e no aço inoxidável.

O acidente aconteceu às 5h30 de domingo (18h30 de Brasília, sábado) na fábrica da 'Indonesia Tsingshan Stainless Steel' (ITSS), anunciou o porta-voz do 'PT Indonesia Morowali Industrial Park' em um comunicado. 

Um comunicado confirmou o balanço de 13 mortos e também cita 38 feridos. 

Foto aérea, tirada em 14 de maio de 2023, mostra o Parque Industrial Indonésia Morowali (IMIP), um dos maiores produtores de níquel em Konawe Utara

Foto aérea, tirada em 14 de maio de 2023, mostra o Parque Industrial Indonésia Morowali (IMIP), um dos maiores produtores de níquel em Konawe Utara

Riza Salman/AFP

O porta-voz do complexo industrial afirmou que, dos 13 mortos, oito indonésios e cinco chineses.

O grupo chinês 'Tsingshan Holding Group' - maior produtor mundial de níquel e maior fabricante de aço inoxidável da China - possui uma participação majoritária na fábrica onde ocorreu o acidente.

Líquido inflamável

Uma investigação aponta que o acidente ocorreu durante os trabalhos de reparo em uma caldeira, quando um líquido inflamável pegou fogo e provocou a explosão, que também causou as explosões de tanques de oxigênio que estavam próximos.

As chamas foram controladas na manhã de domingo.

A empresa que administra o parque industrial afirmou que está "profundamente triste" com o desastre e que os corpos de várias vítimas identificadas foram enviados para suas cidades de origem.

 

Imagens de vídeo enviadas à AFP mostram fumaça saindo da instalação, com equipes de resgate no local, enquanto outros trabalhadores observam as chamas.

Uma imagem mostra os corpos das vítimas e de sacos mortuários de cor laranja em um dos centros médicos do complexo industrial.

"Os rostos estavam queimados, as roupas todas queimadas", disse um funcionário.