O Comitê Olímpico Internacional (COI) corre o risco de "enterrar o movimento olímpico" ao impôr que atletas russos e bielorrussos participem sob bandeira neutra dos Jogos de Paris 2024, denunciou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (14).

"Se continuarem atuando da mesma forma, enterrarão o movimento olímpico. O próprio conceito de olimpismo está sofrendo hoje", declarou durante a sua grande coletiva de imprensa anual organizada em Moscou.

No início de dezembro, o COI autorizou que atletas russos participassem da competição sob bandeira neutra, sujeitos a condições estritas, uma decisão que foi criticada pela Ucrânia.

Diante da imprensa, Putin também lamentou a decisão. "Sob a influência das elites políticas ocidentais, tomam decisões que lhes são favoráveis e que são desfavoráveis para o esporte mundial", continuou.

O presidente russo quer "analisar cuidadosamente as condições" antes de tomar uma decisão final sobre a participação ou boicote de atletas russos nos Jogos de Paris.

O ministro dos Esportes da Rússia, Oleg Matytsine, também denunciou o que chamou de condições "discriminatórias" que "prejudicam os Jogos Olímpicos", mas deixou a porta aberta para que os atletas russos classificados decidam se irão participar da competição.

Após o aval do COI, Kiev denunciou uma decisão que "incentiva" Moscou a continuar sua ofensiva militar na Ucrânia, iniciada há quase dois anos e que levou à exclusão da Rússia de numerosas organizações internacionais. 

Desde fevereiro de 2022, a entidade esportiva proíbe competições internacionais em solo russo ou bielorrusso, além da reprodução de seus hinos e a presença de suas bandeiras durante as competições.

bur/gk/dam/acc/an/yr/fp