Há 45 dias acidente na BR-040, na altura da cidade de Santos Dumont, vitimou cinco pessoas. Pneu careca pode ter causado a colisão -  (crédito: Divulgação/PRF)

Há 45 dias acidente na BR-040, na altura da cidade de Santos Dumont, vitimou cinco pessoas. Pneu careca pode ter causado a colisão

crédito: Divulgação/PRF

A Guardiões do Resgate, empresa privada que oferece o serviço de transporte em ambulância em Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi interditada pela Vigilância Sanitária.

A medida foi tomada 45 dias após um grave acidente envolvendo um veículo da empresa na BR-040, na altura de Santos Dumont, onde cinco pessoas morreram. Na ocasião, o pneu da ambulância estava careca, segundo fontes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informaram à reportagem do jornal Estado de Minas.

De acordo com a promotora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Danielle Vignoli Guzella Leite, nessa segunda-feira (5/2) foi feita uma fiscalização na sede da empresa, em Juiz de Fora, para saber as condições sanitárias e de rodagem das ambulâncias.

Com a fiscalização, os órgãos vão produzir um relatório sobre a situação da Guardiões do Resgate. Enquanto isso, a empresa permanece interditada, sem poder prestar serviços públicos ou privados.

Caso o relatório não aponte nenhum problema, a empresa retornará às atividades. Se problemas forem identificados, a Guardiões precisará resolvê-los para voltar a prestar o serviço.



Secretaria de Saúde vai analisar o contrato

A Guardiões do Resgate e a Prefeitura de Juiz de Fora têm um contrato de R$ 1.160.279,98 para o transporte de juiz-foranos que precisam realizar exames e consultas em outras cidades ou estados.

Segundo a promotora, a Secretaria de Saúde está avaliando um possível descumprimento do contrato. A reportagem do jornal Estado de Minas procurou a Prefeitura de Juiz de Fora para saber mais detalhes sobre essa análise, mas não tivemos retorno.

A Polícia Civil está investigando o acidente. No entanto, também não respondeu aos questionários da reportagem sobre a investigação.

A Guardiões do Resgate não retornou os nossos contatos.


Relembre o caso


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 16h. O motorista de uma ambulância, que pertence a uma empresa chamada “Guardiões do Resgate", teria perdido o controle do veículo e batido de frente com uma carreta. Chovia na hora do acidente. Ele estava acompanhado de dois colegas de trabalho e transportava um casal, sendo que a mulher estava grávida. A reportagem apurou que pneus da ambulância estariam carecas. A empresa responsável ainda não se manifestou.

O motorista e os dois funcionários morreram no local. Já o casal chegou a ser encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Santa Casa de Santos Dumont, mas também morreu.

Todos os cinco eram de Juiz de Fora e teriam ido a Belo Horizonte para que a gestante de 32 semanas tivesse acesso a uma consulta especializada, já que o feto havia desenvolvido um problema cardíaco.