Os deportados foram escoltados do aeroporto até dois presídios da Grande BH  -  (crédito: PF)

Os deportados foram escoltados do aeroporto até dois presídios da Grande BH

crédito: PF

Cinco foragidos da Justiça brasileira, que constavam da lista de procurados internacionais, a “Difusão Vermelha”, foram presos ao desembarcarem no Aeroporto de Confins, nessa sexta-feira (26/1), todos deportados dos EUA. São quatro mineiros e um catarinense.

 

 

O primeiro a desembarcar foi um condenado a uma pena de oito anos, por estupro contra uma menor de idade, em 2012, em Santa Rita do Itueto, no Vale do Rio Doce. O homem nasceu na cidade e estava foragido há cerca de dois anos.

O segundo extraditado é natural de Campanário, também no Vale do Rio Doce, condenado por estupro, ocorrido em 2013, que teve como vítima a ex-namorada. A pena é de nove anos.

Também condenado há nove anos, por tráfico de drogas, um homem nascido em Caratinga, no Leste do estado, foi preso em 2017, na cidade de Entre Folhas, também no Rio Doce, e julgado e condenado, pela 1ª Vara Criminal de Execuções Penais de Caratinga, mas estava foragido desde 2019.

O quarto deportado é natural de Ipatinga, preso em razão de mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Ipatinga, no Vale do Aço, por porte ilegal arma de fogo com numeração raspada e munição de uso restrito.

Santa Catarina

O único deportado que não é de Minas Gerais é o catarinense nascido em Blumenau, e é o mais velho do grupo - tem 62 anos. Ele é condenado a 12 anos de prisão, também pela prática de três estupros, cometidos em 2018, todos em Florianópolis.

Todos os cinco foragidos internacionais foram presos em solo norte-americano pela ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement), que é a autoridade de imigração dos EUA, por estarem em desacordo com as normas migratórias daquele país e pela existência de mandados de captura internacional da Interpol contra eles.

Todos passaram por exames de corpo de delito. Em seguida, dois foram conduzidos para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, e os outros três para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves. O catarinense deverá ser levado para o estado de origem ainda esta semana.