Novo presidente de Portugal, Seguro já foi jogador de futebol (António José Seguro, presidente eleito de Portugal)

Novo presidente de Portugal, António José Seguro, do Partido Socialista, teve curta carreira como jogador de futebol antes de se dedicar à carreira acadêmica e à política.

Eleito líder do Poder Executivo nesse domingo (8/2) com 66% dos votos válidos – vantagem ampla sobre o concorrente dele no segundo turno, André Ventura, do partido de extrema-direita chega, que teve 34% -, Seguro se aventurou em posições diferentes do futebol e também já se dedicou ao atletismo.

Na juventude, António era conhecido pela velocidade e chegou a vencer os 10 quilômetros de juniores – a categoria mais avançada – da Corrida de São Silvestre da vila de Penamacor, onde nasceu: Ele tinha quase certeza de que ganharia naquela categoria. Na outra, já era para os mais velhos — e como é que ele teria fôlego para isso? Achava que era só imaginação. Só que ele tinha mesmo fôlego, de fato. O treinador percebeu que ele estava pronto para aquilo. E ele correu e venceu”, disse o amigo José Lopes unes, à Rádio Renascença.

A curta carreira de Seguro no futebol

Depois de se dedicar ao atletismo, Seguro entrou para o Penamacor, clube da vila natal dele. Entre as temporadas 1978/79 e 1981/82, ele jogou por três categorias diferentes da instituição – juvenis, juniores e seniores.

Ainda jovem, António desistiu da carreira desportiva e passou a se dedicar à política. Ele foi líder da Juventude Socialista, do Conselho Nacional de Juventude e do Fórum da Juventude da União Europeia, além de ter sido vice-presidente da União Internacional das Juventudes Socialistas.

Em meio ao crescimento na política, Seguro tornou-se licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e, anos depois, mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL).

Após se destacar nas organizações políticas de juventude, António construiu carreira extensa na política. Foi scretário de Estado adjunto no mandato do primeiro-ministro António Gutierrez, que empossou em 1995; deputado do Parlamento Europeu entre 1999 e 2001; ministro adjunto do primeiro-ministro (de novo António Gutierrez) entre 2001 e 2002; memro da Assembleia Portuguesa por diversos mandatos e secretário-geral do Partido Socialista entre 2011 e 2014.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A notícia Novo presidente de Portugal, Seguro já foi jogador de futebol foi publicada primeiro no No Ataque por Rafael Cyrne

compartilhe