A Audi tem buscado inovar no mercado automotivo, especialmente em seus modelos de porte médio. Em sua terceira geração, o Audi A5 representa essa evolução ao substituir não apenas a geração anterior do A5, mas também o icônico A4. A decisão de diferenciar seus veículos elétricos de números pares e os de combustão com ímpares demonstra uma estratégia clara de segmentação. Assim, enquanto o nome A4 retornará futuramente em formato elétrico, o A5 surge com um espírito renovado e disponível para o público brasileiro com preço inicial de R$ 380 mil, prometendo entregar sofisticação e performance.
No coração do novo A5, um motor 2.0 turbo destaca-se com impressionantes 272 cavalos de potência. Este trem de força é uma evolução do motor EA888, agora em sua versão evo5, ajustado para atender os rigorosos padrões de emissões Euro 7. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, o A5 não decepciona em desempenho. Embora não inclua sistemas de eletrificação, o consumo se mantém competitivo, com 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l em estradas, tornando o modelo uma opção desejável para aqueles que buscam eficiência em um sedã de 1.750 kg.
Como o Audi A5 se posiciona em relação aos concorrentes?
No mercado de sedãs médios, onde a competição é acirrada, o Audi A5 se destaca não apenas na potência do motor, mas também em tração. Equipado com o sistema quattro Ultra, o A5 oferece tração integral que prioriza a eficiência energética ainda que a força direcionada para as rodas traseiras possa alcançar 50% quando necessário. Comparando com o BMW 320i M Sport e o Mercedes-Benz C200, o A5 se sobressai com um motor mais potente e um sistema de tração mais sofisticado. Outro diferencial está na condução dinâmica e sensação de solidez ao rodar, reconhecida em avaliações, além de tecnologias embarcadas como assistente de permanência em faixa, que o colocam à frente dos rivais em conectividade e segurança.

Quais são as novidades na plataforma e no design do Audi A5?
Construído sobre a plataforma PPC (Premium Platform Combustion), o A5 é um exemplo claro de como a Audi está evoluindo suas bases tecnológicas. A PPC é uma atualização significativa da plataforma MLBevo, trazendo melhorias em rigidez e modularidade estrutural. Além disso, integra uma arquitetura eletrônica avançada, essencial para suportar futuras atualizações de tecnologia híbrida leve e plug-in. Com dimensões generosas, o A5 é um sedã que exala presença com 4,83 metros de comprimento e um design aerodinâmico sofisticado. Novos elementos visuais, como a grade frontal Singleframe levemente remodelada e opções de rodas maiores, reforçam a identidade esportiva.

Leia também: Audi confirma chegada do novo RS Q8 Performance no Brasil para o fim de 2025!
O que esperar do design interior e dos recursos do Audi A5?
O interior do Audi A5 oferecido no Brasil exibe um painel moderno com duas telas horizontais, ainda que a terceira tela disponível em outros mercados não esteja presente devido a restrições regulatórias locais. A experiência de direção é intensificada pela excelente posição do volante de design único. O amplo teto panorâmico junto com o generoso espaço no porta-malas, de 417 litros, definem o conforto do modelo. Também é notável o foco no design externo, como as discretas maçanetas embutidas e o conjunto de lanternas traseiras em LED. Novidades no acabamento interno, como detalhes em alumínio escovado e novo sistema de iluminação ambiente configurável, proporcionam uma atmosfera ainda mais sofisticada no habitáculo.
O novo Audi A5 traz uma série de características que exemplificam a atenção ao detalhe e a busca da marca por elevar o padrão em seus sedãs médios. Combinando potência, tecnologia e um design superior, o A5 de terceira geração tem potencial para liderar dentro de seu segmento, assim como seu antecessor fez em décadas passadas.