Nos lares contemporâneos, eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos são praticamente inevitáveis, trazendo praticidade e conforto, mas também riscos de segurança e consumo elevado de energia, que podem ser evitados com cuidados simples como desconectar aparelhos da tomada após o uso.
Por que tirar aparelhos da tomada?
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) revelou que, em 2024, aconteceram 1.077 acidentes elétricos no Brasil, sendo 739 fatais, principalmente em residências. Esses dados reforçam a importância das práticas corretas para evitar acidentes domésticos e desperdício de energia.

Muitas tragédias poderiam ser evitadas por ações preventivas simples, como retirar equipamentos da tomada quando não estão em funcionamento. O hábito contribui tanto para a segurança quanto para o controle do consumo energético.
Quais aparelhos desconectar?
Aparelhos que produzem calor merecem especial atenção, pois representam maior risco de incêndio e sobrecarga elétrica. Entre eles estão fritadeiras elétricas, ferros de passar, cafeteiras e secadores de cabelo.
Veja exemplos de dispositivos domésticos que precisam ser desconectados para evitar acidentes:
- Ferros de passar roupa
- Cafeteiras elétricas
- Secadores de cabelo
- Sanduicheiras e grill elétricos
- Fritadeiras elétricas (airfryer)
É importante lembrar também de desconectar eletrônicos como carregadores de celular, mesmo quando não utilizados, pois continuam consumindo energia e podem causar aquecimento indesejado.
Leia mais: Esse é o eletrodoméstico responsável pela sua conta de energia estar tão cara
Água e energia podem ser perigosos juntos?
Equipamentos que usam água, como lavadoras e chuveiros elétricos, são considerados mais perigosos devido ao potencial condutor do líquido. Qualquer manutenção ou ajuste só deve ser feito com o aparelho fora da tomada.
Desconectar esses dispositivos antes de mexer em peças ou alterar configurações ajuda a prevenir choques elétricos graves, que podem ser fatais mesmo em situações simples, como trocar a temperatura do chuveiro ou abastecer a lavadora.
Como agir ao ver acidente elétrico?

Em situações de acidente, interromper o fornecimento de energia desligando o disjuntor geral é sempre a primeira providência. Nunca toque diretamente na vítima de choque para evitar novos riscos.
A seguir, confira os passos fundamentais a serem tomados nesses casos:
- Desligue o disjuntor imediatamente
- Ligue para emergência (SAMU ou bombeiros)
- Evite contato direto com a vítima até a chegada do socorro
Se possível, utilize objetos isolantes, como cabos de madeira ou plástico, para afastar a vítima da fonte elétrica, caso precise agir em situações extremas até o socorro chegar.
Leia mais: Brasil sedia a COP30 e decide o futuro da energia no mundo
Pequenos hábitos trazem mais segurança?
Essas medidas simples não só diminuem o risco de acidentes domésticos graves, como também promovem uso consciente da energia e reduzem o desperdício. O respeito pelo uso correto da rede elétrica garante que seus benefícios possam ser desfrutados com mais segurança.
Manter-se informado, realizar manutenções apenas em assistências autorizadas e adotar hábitos preventivos são iniciativas essenciais para preservar vidas e evitar gastos desnecessários em casa.




