Um novo estudo explica que a memória de trabalho infantil ainda não está madura o suficiente para sustentar foco contínuo em uma única tarefa, e isso faz as crianças mudarem de ideia rapidamente, mesmo quando entendem qual opção é mais vantajosa.
A distração infantil é falta de interesse ou imaturidade cerebral?
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram que sobrecarregar a memória de trabalho faz até adultos se comportarem como crianças. Esse dado reforça que a atenção dispersa nem sempre significa desinteresse, mas limite fisiológico do processamento.
No estudo, publicado no Journal of Experimental Psychology: General, adultos que receberam informações extras irrelevantes passaram a mudar de foco o tempo todo, como as crianças de cinco anos que também participaram. Esse achado mostra que o cérebro imaturo apenas tem menor capacidade de filtragem.

O que os experimentos revelaram sobre o comportamento dos adultos?
Quando os adultos faziam duas tarefas simultâneas, a memória ficava sobrecarregada e eles começaram a mudar de decisão como se fossem crianças pequenas. Abaixo estão três conclusões práticas observadas pelos autores da pesquisa.
- Memória sobrecarregada: a atenção se fragmenta com mais facilidade
- Tendência a mudar: adultos começam a alternar escolha sem motivo
- Precisão continua alta: o cérebro sabe, mas não sustenta o foco
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Por que isso pode ter vantagem na aprendizagem infantil?
O autor principal, Qianqian Wan, pesquisador de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Davis, afirmou que essa oscilação pode permitir que crianças criem conexões mais flexíveis. Essa exploração variada pode ser um mecanismo útil para aprender em ambientes incertos.
Ao invés de tentar forçar a rigidez do foco adulto, os cientistas sugerem que o ensino trabalhe com essa característica natural. O estudo aponta que adaptar tarefas pode melhorar o desempenho cognitivo e reduzir frustração durante a fase de desenvolvimento cerebral.

Como pais podem ajustar estímulos para ajudar o desenvolvimento?
As evidências mostram que não adianta tentar bloquear a natureza flexível das crianças; o ideal é criar rotinas que ofereçam diversidade de estímulos sem excesso simultâneo. Abaixo, três ações realistas que favorecem o aprimoramento cognitivo saudável.
- Organizar tarefas em blocos mais curtos para reduzir carga mental
- Evitar múltiplas instruções ao mesmo tempo durante brincadeiras
- Permitir pequenas variações quando elas dão sinais de cansaço




