Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Cidades

O Triângulo das Bermudas brasileiro: o paraíso que afundou muitos navios e hoje tem uma das melhores praias do país

Vitor Bruno Por Vitor Bruno
11/03/2026
Em Cidades
Rochas que enlouquecem bússolas e mais de 100 navios no fundo do mar: Ilhabela é o Triângulo das Bermudas brasileiro (imagem ilustrativa)

Rochas que enlouquecem bússolas e mais de 100 navios no fundo do mar: Ilhabela é o Triângulo das Bermudas brasileiro (imagem ilustrativa)

Quem desce da balsa no litoral norte de São Paulo encontra praias cristalinas, mais de 250 cachoeiras e 85% do território protegido por Mata Atlântica. Mas é debaixo d’água que Ilhabela guarda o segredo mais sombrio: dezenas de embarcações naufragadas entre os séculos XVI e XX, incluindo o maior desastre marítimo da história do Brasil.

Por que tantos navios afundaram ao redor do arquipélago?

As rochas de Ilhabela são ricas em magnetita, um mineral de óxido de ferro com forte campo magnético. Durante séculos, essa concentração interferiu nas bússolas das embarcações e desorientou navegadores que passavam pelo Canal de São Sebastião. Estudos geológicos confirmaram que amostras retiradas dos afloramentos rochosos da Praia de Garapocaia, conhecida como Praia do Sino, são atraídas por ímãs.

Os ventos do extremo sul do arquipélago agravam o cenário. Na Ponta do Boi, rajadas formam ondas de até cinco metros que empurram embarcações contra lajes submersas. A soma de magnetismo, neblina frequente e ausência de faróis até o início do século XX transformou o arquipélago no que pescadores locais chamam de cemitério de navios.

Com cenários intocados e espírito de aventura, Ilhabela encanta turistas e moradores em busca de tranquilidade // Créditos: depositphotos.com / Cristian_Lourenco

O Titanic brasileiro afundou em cinco minutos

Na madrugada de 5 de março de 1916, sob chuva intensa e visibilidade quase nula, o transatlântico espanhol Príncipe de Astúrias colidiu com a laje submersa da Ponta da Pirabura. O navio de 140 metros de comprimento afundou em menos de cinco minutos. Registros oficiais apontam 445 mortos e 143 sobreviventes, mas pesquisadores estimam que o número real de vítimas pode ultrapassar mil pessoas, já que centenas de imigrantes viajavam clandestinamente nos porões, fugindo da Primeira Guerra Mundial.

LeiaTambém

O paraíso do Nordeste onde o pôr do sol vira espetáculo coletivo

A pequena vila nordestina que os cineastas franceses descobriram: praias que conquistam turistas do mundo inteiro

11/03/2026
O Caribe Brasileiro tem longos 22 km de litoral e piscinas naturais tão transparentes que parecem montagem

O Caribe Brasileiro tem longos 22 km de litoral e piscinas naturais tão transparentes que parecem montagem

11/03/2026
A cidade a 206 km de Brasília que a ONU elegeu como exemplo por ter mais de 1 milhão de árvores

94 m² de verde por habitante: a capital planejada que quase se chamou Petrônia e virou referência mundial em qualidade de vida

11/03/2026
A Veneza Brasileira cortada por rios se tornou um dos destinos mais procurados do Brasil

A Veneza Brasileira está se tornando uma das melhores cidades para se visitar no Nordeste

10/03/2026

O transatlântico fazia a rota Barcelona–Buenos Aires e transportava, além de passageiros, 12 estátuas de mármore e bronze destinadas a um monumento em Buenos Aires. Uma delas foi recuperada e está exposta no Primeiro Distrito Naval, no Rio de Janeiro. Os destroços repousam a 30 metros de profundidade, acessíveis apenas para mergulhadores avançados.

Quem se interessa por mistérios e naufrágios, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal UMA HISTÓRIA A MAIS, que conta com mais de 101 mil inscritos, onde o apresentador reconta a trágica história do navio Príncipe de Astúrias, o maior naufrágio da história brasileira, ocorrido em Ilhabela:

Leia também: A vila onde não há bancos, não há asfalto e não há postes de luz: só o brilho da lua sobre as praias mais bonitas do planeta

Onde mergulhar nos naufrágios de Ilhabela?

Registros oficiais indicam cerca de 45 embarcações no fundo das águas do arquipélago, segundo o Portal Arquipélago Ilhabela. Operadoras locais oferecem mergulho guiado nos destroços mais acessíveis, com profundidades entre 5 e 23 metros.

  • Aymoré: vapor de 60 metros que naufragou em 1920 entre a Praia do Curral e a Praia Grande. Profundidade de 5 a 8 metros, ideal para iniciantes credenciados. Caldeira, hélice e casco visíveis.
  • Dart: cargueiro inglês que levava café de Santos para Nova York e afundou em 1884. Profundidade de 6 a 14 metros. Apelidado de “navio das louças” pelos caiçaras, que encontravam porcelanas com o brasão do correio britânico.
  • Therezina: vapor alemão confiscado pelo governo brasileiro durante a Primeira Guerra, rebatizado e naufragado em 1919 na Ponta do Boi. Sua hélice está exposta em frente ao Museu Náutico de Ilhabela.

Quem sonha em conhecer Ilhabela, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal Vamos Fugir Blog, que conta com mais de 241 mil inscritos, onde Lígia e Ulisses mostram um roteiro completo de 3 a 5 dias com dicas de praias, balsa e como lidar com os borrachudos em São Paulo:

1.500 peças resgatadas do fundo do mar

O Museu Náutico de Ilhabela, instalado no prédio da antiga Cadeia e Fórum no Centro Histórico, reúne um acervo com mais de 1.500 objetos recuperados dos naufrágios. Louças de porcelana, talheres de prata, cristais e artefatos de bronze contam a história social das embarcações que passaram pelo arquipélago. Maquetes dos principais navios complementam a experiência. A visitação é gratuita e funciona diariamente.

O museu também exibe um esqueleto de aproximadamente 2 mil anos, encontrado em um sambaqui da região, conectando a arqueologia submarina à terrestre num mesmo espaço.

Leia também: Uma montanha de 1.385 metros desapareceu, a cidade mineira a 2 horas de Belo Horizonte onde a paisagem valia menos que os lucros e o maior poeta brasileiro nasceu

O que mais visitar na maior ilha marítima do Brasil?

Com 348 km² e mais de 40 praias, o arquipélago oferece muito além dos naufrágios. O Parque Estadual de Ilhabela, criado em 1977, protege 85% do território e é reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

  • Praia de Castelhanos: acessível por trilha de 22 km ou jipe 4×4, tem formato de coração e 2 km de areia branca com ondas fortes.
  • Praia do Bonete: considerada uma das mais bonitas do país, abriga comunidade caiçara e só é alcançada por barco ou trilha de 12 km.
  • Cachoeira do Gato: queda de 60 metros no interior da mata, chegando-se por trilha de 5 km a partir de Castelhanos.
  • Pico de São Sebastião: com 1.379 metros, é o ponto mais alto de uma ilha brasileira.
Ilhabela destaca-se como o arquipélago brasileiro reconhecido pela UNESCO por sua biodiversidade // Créditos: depositphotos.com / sergio_pulp

Quando visitar Ilhabela e como chegar?

O outono e o início do inverno oferecem mar mais calmo, águas com melhor visibilidade para mergulho e menos chuva. O verão é a alta temporada, com praias lotadas e pancadas de chuva à tarde. Entre julho e novembro, baleias-jubarte podem ser avistadas na região.

☀️ Verão
Dezembro – Fevereiro
22°C a 30°C
A ilha ferve e as praias lotam na altíssima temporada! Aproveite as praias e as cachoeiras pela manhã. Evite planejar passeios longos à tarde devido às pancadas fortes de chuva e fugir do trânsito na balsa.
⭐ Alta Temporada
🍂 Outono
Março – Maio
20°C a 28°C
O volume de chuva diminui, o mar fica mais calmo e cristalino. É a janela perfeita e com excelente visibilidade para praticar mergulho nos famosos naufrágios da região.
☁️ Chuva Média
❄️ Inverno
Junho – Agosto
16°C a 24°C
O clima seco garante dias espetaculares ao ar livre! Período sensacional para encarar as trilhas da Mata Atlântica e fazer o avistamento de baleias-jubarte (a partir de julho).
🎒 Melhor Época
🌸 Primavera
Setembro – Novembro
18°C a 27°C
As temperaturas esquentam, as chuvas retornam aos poucos e as baleias ainda dão show no mar. Momento incrível para a prática de vela e passeios de barco na ilha.
☁️ Chuva Média

Temperaturas aproximadas com base no Climatempo. Condições podem variar.

Ilhabela fica a 210 km da capital paulista. O acesso é pela Rodovia dos Tamoios (SP-099) até São Sebastião, onde a balsa faz a travessia em cerca de 15 minutos. As balsas operam 24 horas. De ônibus, linhas partem do Terminal Rodoviário do Tietê até São Sebastião, com conexão para a balsa.

Uma ilha que guarda segredos no fundo do mar

Ilhabela reúne o que poucos destinos conseguem oferecer ao mesmo tempo: praias selvagens no verso da ilha, trilhas até picos acima de mil metros, cultura caiçara viva e um passado náutico que dorme a poucos metros da superfície. As rochas magnéticas que um dia condenaram navios hoje atraem mergulhadores do mundo inteiro.

Você precisa descer da balsa, sentir o cheiro de maresia misturado com mata e lembrar que, ali embaixo, bússolas ainda se perdem e histórias de mais de um século continuam intactas.

Tags: cidadesIlhabelaSão Paulo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.