O consumo de maçã tem ganhado destaque como aliado na busca pela perda de peso e pela melhoria da saúde, devido ao seu alto teor de fibras, baixo índice glicêmico e compostos com potencial antioxidante e anti-inflamatório. Comer maçã pode promover saciedade, ajudar no controle do apetite e ainda colaborar para a saúde metabólica de modo geral.
Como a maçã age na saúde digestiva?

O consumo da maçã após as refeições contribui para a proteção da mucosa gástrica, especialmente devido às fibras que formam um gel capaz de neutralizar a acidez no estômago. Essas fibras, principalmente a pectina, também são benéficas para o trânsito intestinal e para a prevenção de desconfortos digestivos.
Além disso, compostos presentes na maçã favorecem o equilíbrio do microbioma intestinal. Estudos indicam que oligossacarídeos da fruta alimentam bactérias benéficas, reduzindo o risco de obesidade e fortalecendo o sistema digestivo. Além disso, seu consumo está associado à prevenção da prisão de ventre e redução de inflamações intestinais.
Leia mais: A fruta tropical que ajuda a emagrecer e você pode facilmente plantar em casa
Maçã pode trazer benefícios ao cérebro?

A maçã é fonte de quercetina, um potente antioxidante que protege células neurais dos danos oxidativos e inflamatórios, reforçando a saúde cerebral. A fruta contém ainda vitamina C, vitaminas do complexo B e ácido fosfórico, que atuam em conjunto para preservar o funcionamento do sistema nervoso.
O consumo regular deste fruto pode contribuir para o aumento da cognição e melhorias a longo prazo na memória. Estudos sugerem que incorporar maçãs à rotina auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas. Recentemente, pesquisas também apontam para um potencial papel protetor contra o declínio cognitivo relacionado à idade.
Leia mais: O jeito certo de emagrecer sem dietas malucas
Quais outros ganhos o consumo da maçã traz?
Além de ajudar no controle do peso e proteger o sistema digestivo, a maçã possui compostos bioativos que podem reduzir o colesterol ruim, prevenir doenças cardiovasculares e auxiliar no equilíbrio glicêmico, colaborando para a prevenção do diabetes tipo 2. A fruta também está relacionada a uma redução de diversos tipos de câncer.
Entre os principais benefícios extras promovidos pela ingestão regular de maçã, destacam-se:
- Redução do risco de doenças respiratórias, como asma
- Promoção da limpeza dos dentes e prevenção de cáries
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Aumento da densidade óssea e prevenção de doenças oculares
- Contribuição para um envelhecimento saudável
Para maximizar os efeitos positivos, recomenda-se consumir a maçã in natura e com casca, pois grande parte das fibras e nutrientes está concentrada ali. Evitar o consumo exclusivo do suco, que é menos rico em fibras, potencializa os benefícios que esta fruta versátil pode oferecer à saúde do corpo e da mente.




