Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos em seus contracheques já podem começar a solicitar o ressarcimento a partir da próxima quarta-feira (14). O processo será feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, conforme anunciou o presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, durante coletiva de imprensa.
Beneficiários serão informados a partir de 13/5
A partir da próxima terça-feira (13), os beneficiários afetados por descontos não autorizados serão notificados diretamente pelo Meu INSS. A mensagem informará que eles têm direito ao reembolso dos valores descontados indevidamente. Este é um passo importante para corrigir as falhas nos descontos associativos.
Como solicitar o reembolso dos descontos
A partir do dia 14 de maio, os beneficiários que receberam os descontos indevidos devem acessar o Meu INSS para informar se autorizaram ou não os descontos. O procedimento será simples: o cidadão só precisará confirmar que o desconto não foi autorizado e solicitar o ressarcimento, sem a necessidade de enviar documentos ou preencher formulários adicionais.

Atenção aos golpes: INSS não enviará mensagens
O INSS reforçou que qualquer comunicação sobre o reembolso será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Golpes podem ocorrer, e o Instituto alertou que não enviará mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp. A única forma válida de comunicação será via notificação no aplicativo.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, pediu atenção redobrada e destacou: “Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra links, e ninguém está autorizado a falar em nome do INSS”.
Como evitar fraudes no processo
O INSS informou que os beneficiários devem estar atentos e não compartilhar dados pessoais ou bancários com terceiros. Para evitar fraudes, nenhum contato será feito por telefone ou via mensagem de texto. Caso haja dúvidas, o cidadão pode ligar para a central de atendimento 135, que está sendo reforçada para suportar a demanda.
Passo a passo para solicitar o reembolso
O passo a passo exato para solicitar o ressarcimento será divulgado quando o serviço estiver disponível no Meu INSS. No entanto, o processo será simples, sem necessidade de envio de documentos. O sistema do INSS gerará automaticamente uma cobrança para a entidade responsável, que terá 15 dias úteis para resolver a questão. Caso o reembolso seja confirmado, o valor será devolvido diretamente na conta bancária do beneficiário.