O ano de 2024 encerrou com um aumento significativo nos pedidos de seguro-desemprego no Brasil, atingindo o maior número dos últimos oito anos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram registrados 7,44 milhões de pedidos ao longo do ano. Este volume representa um crescimento de 4% em relação a 2023, quando 7,16 milhões de trabalhadores solicitaram o benefício.
O aumento no número de pedidos de seguro-desemprego em 2024 superou até mesmo os anos mais críticos da pandemia. Segundo o Painel de Informações do Ministério do Trabalho, este foi o maior número desde 2016, quando 7,56 milhões de brasileiros recorreram ao benefício devido a um cenário econômico desafiador.
Por que os pedidos de Seguro-Desemprego aumentaram?
O crescimento recente nos pedidos de seguro-desemprego reflete a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro, que tem apresentado maior rotatividade e aumento nas contratações formais. Com mais trabalhadores de carteira assinada, cresce também o número de pessoas aptas a solicitar o seguro-desemprego.
Apesar do aumento nos pedidos, o Brasil registrou, em 2024, a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE, iniciada em 2012, fechando o ano em 6,6%. Dados da Pnad indicam que, em 2024, havia 7,4 milhões de brasileiros desempregados, uma queda de 1,1 milhão em relação ao ano anterior.

Como solicitar o Seguro-Desemprego?
Para aqueles que precisam solicitar o seguro-desemprego, o processo pode ser realizado de forma prática através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A seguir, estão os passos necessários para realizar a solicitação:
- Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no dispositivo móvel.
- Acessar “Entrar com gov.br”.
- Fazer o login com a conta Gov.br.
- Acessar a aba “Benefícios”, localizada na parte inferior da tela.
- Na categoria “Seguro-Desemprego”, selecionar “Solicitar”.
- Escolher a modalidade do benefício.
- Informar o número do requerimento.
- Aceitar os termos apresentados e iniciar a solicitação.
Quais fatores contribuíram para a alta nos pedidos?
Vários fatores contribuíram para o aumento nos pedidos de seguro-desemprego em 2024. A recuperação econômica pós-pandemia trouxe mudanças significativas no mercado de trabalho, com uma maior formalização dos empregos. Além disso, a redução na taxa de informalidade, que passou de 39,2% em 2023 para 39,0% em 2024, também influenciou o aumento dos pedidos.
Outro fator importante é a rotatividade no mercado de trabalho, que pode ser atribuída a mudanças nas condições econômicas e políticas de emprego. A maior facilidade de acesso ao benefício, através de plataformas digitais, também pode ter incentivado mais trabalhadores a solicitarem o seguro-desemprego.
O futuro do Seguro-Desemprego no brasil
O aumento nos pedidos de seguro-desemprego em 2024 levanta questões sobre o futuro do benefício no Brasil. Com a economia em recuperação e a formalização crescente do mercado de trabalho, é possível que o número de pedidos continue a oscilar nos próximos anos. As políticas de emprego e as condições econômicas serão determinantes para a evolução deste cenário.
O governo e as instituições de trabalho devem continuar monitorando as tendências do mercado para garantir que o seguro-desemprego continue a atender as necessidades dos trabalhadores brasileiros de forma eficaz e justa.