Estado de Minas - Em foco
Assine Entrar
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo No Ataque
Sem resultado
Veja todos os resultados
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Carros

Cansado do branco, preto e cinza?

Kelvin Por Kelvin
07/01/2025
Em Carros
O carro perfeito para o seu dia a dia, com ofertas que você não pode perder

Carros - Créditos: depositphotos.com / welcomia

EnviarCompartilharCompartilharEnviar

No Brasil, a frota de veículos tem se destacado pelas cores neutras, como branco, preto, prata e cinza. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgados recentemente, 68% dos veículos em circulação no país pertencem a essas tonalidades. Tal preferência não é exclusiva do Brasil, já que globalmente, as cores acromáticas dominam o mercado automotivo, como aponta um relatório da fabricante de tintas Basf.

Ainda que opções de cores vibrantes sejam oferecidas, especialmente durante o lançamento de novos modelos, os consumidores continuam a optar majoritariamente pelas cores mais discretas. Exemplos incluem o SUV Renault Kardian, que introduziu um laranja energético, responsável por aproximadamente 10% das vendas desse modelo específico. Outras fabricantes, como Chevrolet e Ford, também têm experimentado com cores mais ousadas, como azul boreal, verde safari e vermelho radiant.

Por que a Preferência por Cores Neutras Persiste?

A escolha por tonalidades neutras nos veículos está ligada a diversos fatores. Esteticamente, o branco, o prata e o cinza são considerados cores seguras, que tendem a manter o valor de revenda do automóvel. Além disso, as montadoras preferem tons neutros por serem mais baratos de produzir em larga escala e por resistirem melhor ao desgaste causado pelo clima e pela incidência solar.

Muitas pessoas acreditam que escolher cores vibrantes pode resultar em desvalorização do carro a longo prazo. Marcia Holland, consultora e especialista em cores, aponta que no Brasil, após o lançamento de cores mais ousadas, os consumidores rapidamente percebem esses tons como datados, levando a uma preferência contínua pelo branco e similares.

LeiaTambém

Dicas simples que transformam unhas fracas em unhas de salão

Tendências de unhas para o outono que combinam com qualquer estilo

27/05/2025
Por que pneus novos possuem "cabelinhos" e qual a função deles?

Por que pneus novos possuem “cabelinhos” e qual a função deles?

27/05/2025
Marcha ré com ruído alto? Veja por que isso acontece nos carros

Marcha ré com ruído alto? Veja por que isso acontece nos carros

23/05/2025
Conheça os estilos de cabelo curto para mulheres que são tendências em 2025

Dos fios lisos aos cacheados! Veja os cortes que estarão em alta em 2025

23/05/2025
Carros populares usados – Créditos: depositphotos.com / Stocksolutions

Como É Definida a Cor de um Carro?

O processo de definição das cores automotivas envolve várias etapas e considerações. As montadoras trabalham com um modelo ideal de cliente, a chamada persona, para prever quais cores seriam mais atrativas. Requisitos técnicos também são considerados, como a resistência ao desbotamento e a capacidade da cor de suportar diferentes condições de luminosidade sem causar reflexos que possam prejudicar o motorista.

Parte do motivo pelo qual as tonalidades mais vibrantes são menos comuns está relacionado aos custos de produção e à pouca demanda. Pigmentos coloridos, como os azuis e vermelhos, são mais caros do que os tons neutros, o que faz com que as montadoras priorizem estes últimos.

Carros Coloridos e a Dinâmica de Mercado: Existe Procura?

Apesar da predominância das cores neutras, ainda há um nicho de mercado para carros coloridos, que algumas vezes estão sujeitos a períodos de espera mais longos nas concessionárias. Modelos populares de marcas como Fiat, Volkswagen e Chevrolet, em suas versões mais coloridas, muitas vezes precisam ser encomendados com antecedência, refletindo uma certa demanda por diferenciação entre os consumidores.

Em contraste, marcas de luxo ou premium tendem a oferecer uma maior variedade de cores, refletindo o desejo do cliente por exclusividade e personalização. Isso se alinha à ideia de que a cor do carro pode ser uma declaração de identidade ou estilo.

Com uma perspectiva voltada para o futuro, a indústria de tintas continua a explorar e apresentar novas paletas de cores, na esperança de mudar gradativamente a percepção e as escolhas dos consumidores quanto às cores dos seus veículos.

Tags: carroscores de carrosindústria automobilísticamercado brasileirotendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.